
Faxineira é presa por facilitar entrada de ladrões à casa da patroa para roubo milionário
A faxineira Luzia Silva de Oliveira, presa por suspeita de participação no roubo milionário à casa da patroa na virada do ano na zona Sul de Ribeirão Preto (SP), tinha voltado a trabalhar no imóvel há cinco meses.
A informação foi dada ao g1 pela vítima, que pediu para não ser identificada. Ela disse que Luzia e o marido, Daniel Tebete, já tinham trabalhado para a família antes. Tebete foi preso junto com a companheira na última quinta-feira (31).
“A Luzia trabalhou por três anos para mim, saiu, e tinha retornado há cinco meses. O marido já havia trabalhado algumas vezes como marceneiro”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A família estava na praia no dia do crime, no fim de dezembro. Segundo a Polícia Civil, Luzia facilitou a entrada dos suspeitos na casa.
Ela também teria apontado os lugares onde estavam o dinheiro e as joias e desligado as câmeras de segurança do local.
O advogado de defesa da faxineira e do marido dela, Pedro Brichi, disse que os dois alegam inocência.
Os criminosos levaram R$ 4 milhões em joias e 100 mil dólares da residência. Até o momento, foram recuperados 60 mil dólares e parte dos objetos.
Luiza Silva de Oliveira é investigada por envolvimento em roubo milionário na casa em que trabalhava, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Casal esteve no imóvel dois dias antes do roubo
Ao g1, a vítima revelou que tinha acabado de comprar a casa alvo dos criminosos. A família se mudou no meio de dezembro e o imóvel passava por uma reforma.
A família estava fora de Ribeirão Preto quando o crime aconteceu, mas, segundo a dona da casa, dois dias antes do assalto, Luzia a informou, por meio de mensagem via celular, que ia passar na residência porque havia esquecido roupas no varal. Como era fora do expediente, o marido a levaria.
Ela acredita que o roubo tenha sido planejado, porque os dois conheciam o local.
Segundo a vítima, que teve acesso às câmeras de segurança de vizinhos, a ação durou menos de cinco minutos.
LEIA TAMBÉM:
Faxineira facilitou entrada de ladrões à casa da patroa para roubo milionário em Ribeirão Preto
Casal envolvido em roubo milionário a residência na véspera do Ano Novo é preso
Ex-candidato a vereador e faxineira das vítimas estão entre os presos por roubo milionário
Parte do dinheiro e das joias roubadas durante assalto a residência em Ribeirão Preto, SP, foi recuperada
Divulgação
‘Cena teatral’
Delegado responsável pelas investigações, André Baldochi disse na quinta-feira que a faxineira fez uma ‘cena teatral’ durante o assalto.
“Ela, no dia do roubo, estava trabalhando e foi abordada pelos investigados, que em uma cena teatral, acabou indicando ‘os dólares estão aqui, as joias, aqui’. Diz ela que foi obrigada a indicar, mas fato é que foi facilitado. Não só as informações, mas também a quebra das imagens e também o portão basculante estava levantado de forma proposital, acredito eu”.
Ainda segundo a polícia, as investigações apontaram a participação de Luzia após análise de mensagens trocadas nos dias que antecederam o crime e também no dia do crime.
Os envolvidos devem responder pelo crime de roubo majorado por concurso de agentes e por emprego de arma de fogo.
“Nós conseguimos demonstrar efetivamente toda a participação dela e do companheiro. A informação que saiu dela, em conluio com o companheiro dela, conseguiram as pessoas que ajudaram e efetivamente efetuaram roubo com informação privilegiada que eles detinham, de que ali havia grande quantidade de dinheiro, joias”, diz Baldochi.
Para Pedro Brichi, que defende Luzia e Daniel, as provas apresentadas pela polícia para a prisão dos dois, com base nas trocas de mensagens de celulares analisados, são frágeis.
“São todas conversas de data e horário, não têm nenhuma informação nessas trocas de mensagens ou conversas relativas ao roubo, citam ‘ah, ela falou com ele no dia do roubo’. Acho o conteúdo probatório muito frágil, porque não tem nenhuma prova concreta de que isso foi combinado, não tem nenhum registro combinando hora, combinando o quê, combinando quem, não há isso. Até o momento, no processo, não há isso”.
Homem preso por suspeita de roubo milionário à casa de advogada em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Cinco prisões
Além de Luzia e Daniel, outras três pessoas estão presas por envolvimento no roubo milionário.
Durante a investigação, a polícia descobriu a participação de João Paulo Marangoli de Lima, ex-candidato a vereador em Serrana (SP) pelo PSB nas últimas eleições. O carro usado no crime, uma maleta de armas, joias e dólares estavam com ele no momento da prisão.
À época do crime, câmeras de segurança flagraram o momento em que dois homens desceram do carro de João Paulo, perto da casa da vítima, foram ao imóvel e apareceram momentos depois carregando uma maleta.
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a defesa de João Paulo não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região