Menino que morreu após ser picado por escorpião no interior de SP sonhava em ser jogador de futebol, diz mãe


O menino de 10 anos que morreu no domingo (3) após ser picado por um escorpião em um terreno em São José do Rio Preto (SP) sonhava em ser jogador de futebol.
A informação foi confirmada pela mãe da criança à reportagem da TV TEM. Kauan Hummel estava brincando em uma quadra no bairro Vila Toninho, na sexta-feira (1º), quando foi picado pelo animal.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Stefanie Caroline Alves de Lima disse que o filho foi levado às pressas para o pronto-socorro da Vila Toninho, onde recebeu uma anestesia e foi informada de que a unidade não tinha o soro antiescorpiônico. Ele lembra que, na sexta-feira, Kauã chegou em casa chorando e com dor na mão. Ele não conseguia das detalhes do acidente.
“Eu peguei ele correndo e coloquei em cima da moto. Falei, vamos levar você para a UPA, né. Ele começou a vomitar em cima da moto. Eu parei na rua e pedi ajuda, veio um rapaz que eu agradeci muito porque ele me ajudou, levou meu filho até lá“, comenta emocionada em entrevista à TV TEM.
Depois, Kauan precisou ser transferido para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou entubado, sedado e teve uma parada cardiorrespiratória. Ele morreu dois dias depois de ser picado. Segundo a mãe, o soro só estava disponível no hospital.
O menino tinha o hábito de jogar bola na quadra poliesportiva do bairro Vila Toninho, ao lado de uma creche municipal. O acidente ocorreu quando ele tentou derrubar uma goiaba do pé. Após se abaixar para pegar a pedra, foi picado pelo animal.
“No postinho [UPA] eles deram suporte, atenderam o meu filho super bem. Só que a única coisa que eu acho que devia ter lá é o soro [antiescorpiônico] para um adulto, uma criança… Se tivesse, o meu filho estaria vivo hoje e não estaria no caixão”, finaliza a mãe.
Menino de 10 anos morre após ser picado por escorpião em Rio Preto (SP)
Stefanie Caroline Alves de Lima/Arquivo pessoal
Em nota, o HCM informou que o paciente deu entrada na instituição às 18h53 de sexta-feira, que foi realizado todo o protocolo de atendimento de acidente escorpiônico, inclusive com realização de soro antiescorpiônico e suporte hemodinâmico.
A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou que a morte ainda está em investigação. Kauan foi sepultado nesta segunda-feira (4), às 14h, no Cemitério São João Batista.
Menino de 10 anos morre após ser picado por escorpião em Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
Risco
À TV TEM, moradores disseram que é comum encontrar escorpiões nas proximidades do parquinho de diversões e da quadra onde Kauan Hummel foi picado.
A filha da aposentada Vilma Maria já encontrou mais de 30 animais no bairro. Alguns deles foram achados dentro de casa e ela guardou em um pote. Mesmo que ninguém da família tenha sido picado, Vilma demonstra bastante preocupação com o problema.
“36 por ai, ou mais, ela [filha] já encontrou.. quase todos os dias ela encontra. Ela tem dois netos pequenos e tem muito medo”, comenta Vilma.

A filha de Vilma Maria já encontrou 30 escorpiões em São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
A aposentada ainda relata que os vizinhos acreditam que os escorpiões se reproduzem em uma área de mata localizada nas proximidades da casa dela.
“Nós temos muito medo“, finaliza a aposentada.
Vilma Maria com os escorpiões encontrados pela filha dela em São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
Questionada pela TV TEM, a Secretaria de Serviços Gerais informou que vai enviar uma equipe para inspecionar o bairro onde o menino foi picado. Esclareceu ainda que tem intensificado as operações de limpeza e manutenção de terrenos públicos em toda a cidade.
A suspeita dos moradores é de que os escorpiões estejam em um terreno no bairro Vila Toninho em Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.