VÍDEO: redemoinho chama atenção de trabalhadores no Setor Bancário Norte; entenda fenômeno


Redemoinho de pó chama a atenção de trabalhadores no Setor Bancário Norte, em Brasília
Um redemoinho chamou a atenção de trabalhadores do Setor Bancário Norte, na tarde desta segunda-feira (4), em Brasília. Imagens feitas por Matheus Lincoln, que trabalha na região, mostram o fenômeno (veja vídeo acima).
Mas o que causa os redemoinhos? 🤔🌪️
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Camila Magalhães, esse tipo de redemoinho é um fenômeno de curta duração, causado por uma diferença de pressão no ar. Ele acontece em dias quentes, quando há aquecimento do solo e do ar.
“O ar quente é mais leve que o ar ao redor, subindo, fazendo com que um ar mais frio ocupe esse local. O giro ocorre devido a diferença de pressão ocasionada, favorecendo o levantamento de partículas de poeira sobre o solo, permitindo que o redemoinho seja mais visível”, explica.
👉 Frequentemente esses redemoinhos são confundidos com tornados. No entanto, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor.
Redemoinho de pó chama a atenção de trabalhadores no Setor Bancário Norte, em Brasília
Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, como destelhamentos leves.
Redemoinho no folclore brasileiro
Redemoinho no Setor Bancário, em Brasília.
reprodução
O fenômeno também é conhecido como “rastro de Saci-pererê”. Segundo o folclore brasileiro, havia a crença de que se alguém entrasse no meio de um redemoinho com uma garrafa e uma peneira conseguiria prender o saci ou o diabo.
Na verdade o que acontece é que ao entrar no meio do redemoinho, a pessoa pode interromper a corrente de convecção que alimenta o sistema, e o redemoinho simplesmente “desaparece”, gerando o mito de que a entidade causadora deste movimento do ar foi capturada dentro da garrafa.
LEIA TAMBÉM:
DENÚNCIA: Homem terá de indenizar família após denunciar criança de 2 anos à polícia por briga de escola no DF
SUDOESTE E CRUZEIRO: PM aborda pessoas em situação de rua por ‘desconforto de moradores’ e compartilha fotos em grupo; MPDFT pede investigação
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.