Família faz buscas por cavalo ‘terapeuta’ de criança autista no interior de SP


Família procura por cavalo desaparecido em Porangaba (SP)
Arquivo pessoal/Angélica de Oliveira Dias Cavalari
Um cavalo que ajuda no tratamento de uma criança autista desapareceu do pasto na Estrada dos Nunes em Porangaba (SP) há cinco dias. O animal é conhecido como “Pietro” e tem sete anos.
Segundo Angélica de Oliveira Dias Cavalari, de 43 anos, mãe de Hugo Victor de Oliveira Dias Cavalari, de 4 anos, o animal atua como uma forma de estímulo para a criança. Diagnosticado há dois anos, o menino tem comportamento agitado e ansioso, mas consegue ficar calmo ao ter contato com Pietro.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ainda segundo a mãe, devido a demora nos atendimento médicos terapêuticos, os pais começaram a buscar incentivar a interação entre a criança e o cavalo, o que ajudou no comportamento dela. As atividades são realizadas ao menos duas vezes na semana. De acordo com a família, medo é que a ausência do animal afete o comportamento e a saúde de Hugo.
“Ele tá chorando pedindo o cavalo, fica procurando, perguntando ‘cadê o Pietro?’. Ele ama demais [o cavalo], sobe, fica feliz, deixa ele mais calmo, e se deixar fica o dia inteiro no cavalo”, diz a mãe.
Ao g1, Angélica que, na manhã de domingo (3), a família percebeu que a cerca estava estourada e que o animal não estava mais no pasto.
Cavalo que ajuda criança autista desapareceu há cinco dias em Porangaba (SP)
Arquivo pessoal/Angélica de Oliveira Dias Cavalari
Confira os destaques do g1:
g1 em 1 minuto: sobrevivente de acidente que matou 2 paraquedistas larga carreira
Sobrevivente de acidente aéreo que matou dois paraquedistas em Boituva teve que largar a carreira por conta das sequelas: ‘Perdi tudo’
Prazo se encerra, e prefeitura não apresenta dados sobre a fila da saúde para o Ministério Público: ‘São imprescindíveis’, diz promotora
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.