Dados que geram decisões: telemetria torna a gestão agrícola mais estratégica


A tecnologia torna os dados acessíveis, compreensíveis e acionáveis
Jacto/Divulgação
Em um cenário cada vez mais digital, a telemetria tem se consolidado como uma das principais aliadas do produtor rural. Ao permitir o monitoramento on-line das operações agrícolas desde o consumo de combustível até o desempenho das máquinas, a tecnologia oferece dados estratégicos que impactam diretamente a produtividade, os custos e a tomada de decisão no campo.
Segundo o último boletim de Agricultura Digital divulgado pela Embrapa em 2024, propriedades que utilizam ferramentas de agricultura digital como a telemetria conseguem reduzir até 25% dos custos operacionais e aumentar a produtividade em 15%. Esses números reforçam a importância de soluções que tornem os dados acessíveis, compreensíveis e acionáveis.
É nesse contexto que se destaca a Jacto Next, linha de Agricultura Digital da Jacto, multinacional brasileira de máquinas, serviços e soluções agrícolas. Para otimizar o uso dessas tecnologias, a empresa reforça os recursos da plataforma EKOS, que integra máquinas multimarcas, sensores, estações meteorológicas, sistemas de gestão e imagens de satélite em uma única interface, acessível via desktop ou celular.
“A telemetria pode ser considerada um dos pontos centrais da agricultura digital. Com ela, o produtor passa a enxergar a operação com clareza e agir com mais inteligência e agilidade. A plataforma EKOS foi criada justamente para transformar dados em decisões práticas, rentáveis e que agreguem valor real ao agricultor”, afirma Guilherme Panes, gerente de Agricultura Digital da Jacto.
Mais controle, menos desperdício
Com a plataforma EKOS, o agricultor consegue acompanhar on-line a localização e desempenho das máquinas, consumo de combustível, motivos de paradas, velocidade de operação e outros parâmetros importantes da operação. Essas informações possibilitam ajustes imediatos na operação, reduzem ociosidade e antecipam falhas. A manutenção preditiva, por exemplo, evita paradas inesperadas e prolonga a vida útil dos equipamentos.
Outro benefício da telemetria com o EKOS da Jacto é a rastreabilidade das atividades, o que facilita na gestão estratégica da fazenda.
Além disso, a Jacto Next enfrenta um dos principais obstáculos da digitalização rural: a falta de conectividade. A empresa oferece soluções para cobertura de sinal em áreas remotas, permitindo que os recursos da plataforma Ekos possam ser usados plenamente, em qualquer local.
Com soluções escaláveis para os mais diversos tamanhos de propriedade, a telemetria da Jacto com monitoramento através da plataforma EKOS é hoje uma das ferramentas mais completas para quem busca eficiência, rentabilidade e sustentabilidade no agronegócio brasileiro.
Confira o portifólio completo de soluções de Agricultura Digital da Jacto.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.