DETRAN-RO lança iniciativa para tornar a cnh mais acessível a pessoas com deficiência
O preço para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Rondônia pode variar bastante entre as cidades. Em Porto Velho, o valor inicial é de R$ 1,5 mil, sem taxas. Já em municípios menores, como como São Francisco do Guaporé e Ouro Preto do Oeste, o custo pode chegar a R$ 3 mil.
Os dados foram enviados para o g1 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia.
A diferença de preços está ligada à quantidade de autoescolas disponíveis, à demanda local e à concorrência entre os Centros de Formação de Condutores. Em cidades com mais oferta de serviços, como a capital, os valores tendem a ser mais acessíveis.
Além do valor inicial, os candidatos enfrentam outro desafio: a taxa de reprovação. Em Rondônia, cerca de 28% dos candidatos não passam nos exames teóricos ou práticos na primeira tentativa. Isso pode aumentar os custos com novas aulas e remarcação de provas.
Proposta quer reduzir custo da CNH em até 80%
Uma proposta em discussão no Congresso Nacional pretende permitir que o curso teórico seja feito de forma independente, sem a obrigatoriedade de matrícula em autoescola. A expectativa é que essa mudança possa reduzir o custo da CNH em até 80%.
A medida é vista como uma forma de democratizar o acesso à habilitação, especialmente em estados onde o valor do processo é considerado alto.
Em alguns estados brasileiros, como como Roraima, Amazonas, Goiás e Distrito Federal, já é possível fazer o curso teórico para tirar a CNH sem precisar frequentar uma autoescola. Rondônia, por enquanto, ainda exige que o candidato esteja matriculado em uma autoescola para realizar o curso teórico.
LEIA TAMBÉM:
🔗 Entenda a proposta que busca baratear o documento
🔗 Veja onde o curso é ou não exigido para tirar a CNH
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Felix Carneiro/Governo do Tocantins