
Sônia Aparecida descongestionou o freezer de casa com o método de conservar feijão sem refrigeração
Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande
Você já procurou sorvete e encontrou feijão no freezer de casa? A situação é comum entre os brasileiros e virou meme na internet como uma metáfora para descrever algo inesperado e frustrante. Apesar disso, um método diferente de conservar feijão promete mudar a realidade dos lares, como vem mudando o de uma moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo.
O método, que envolve apenas um pote de vidro com tampa, panela de pressão e um pano de prato limpo, permite conservar feijão fora da geladeira por até um ano, sem o uso de conservantes.
A técnica usada por Sônia Aparecida de Farias Almeida passou a fazer sucesso na cidade e fez com que ela fosse convidada a dar aulas voluntárias no Programa de Integração e Cidadania (PIC) do município.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ao g1, Sônia disse que descongestionou o freezer de casa usando a técnica. “O meu [feijão] fica dentro da gaveta e embaixo da cama”, comentou ela.
A principal fonte de renda de Sônia é a venda autônoma de pães. No entanto, a técnica sobre o feijão virou assunto entre as clientes, que se tornaram alunas. “Vendo pão caseiro porta a porta, meu marido é o padeiro. […] Algumas das meninas que eu ensino são clientes minhas da rua”, relatou.
Sônia Aparecida conserva feijão em potes de vidro
Arquivo Pessoal
Método
Sônia contou que aprendeu o método de conserva na igreja e, segundo ela, a técnica pode ser útil também para caminhoneiros, que podem não ter meios para refrigerar o alimento durante as viagens. “Foi usado na guerra há muitos anos”, acrescentou a mulher.
Veja o passo a passo da técnica:
Deixe os grãos do feijão de molho na água por 24 horas;
Retire a água que ficou de molho e lave bem os grãos;
Coloque o feijão em um pote de vidro esterilizado, respeitando o espaço de aproximadamente três centímetros abaixo da borda;
Adicione água limpa até a tampa e feche bem o vidro;
Pegue uma panela de pressão e forre o fundo com um pano de prato limpo para evitar que o vidro encoste no metal;
Coloque o pote de vidro dentro da panela e cubra de água até o limite dela;
Deixe cozinhar de 30 a 40 minutos;
Após o cozimento, não abra a panela até ela esfriar;
Depois de fria, retire o pote da panela, enxugue e guarde em um local sem exposição à claridade.
Segundo a vendedora, o feijão em conserva pode durar por até um ano. No entanto, caso seja aberto, é necessário armazená-lo na geladeira. Dessa forma, ele passa a ter validade de no máximo uma semana.
Sônia Aparecida dá aulas sobre alimentos em conserva em Praia Grande (SP)
Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande
Aulas
Com o sucesso do feijão em conserva, a mulher passou a ministrar aulas voluntárias no PIC do Jardim Real uma vez ao mês. Sônia, inclusive, diversifica as receitas de alimentos em conserva, com técnicas para frutas, alho e picles.
Sônia afirmou que sempre leva os alimentos feitos em casa, que são marcados com a data do cozimento, para abrir na frente das alunas. “Para mostrar a qualidade do produto”, disse.
“Elas ficam muito animadas, fazem algumas coisas que eu ensino, e falam para mim que é uma delícia, que amou ter feito. Então é gratificante saber que elas gostam e colocam em prática”, finalizou Sônia.
Interessados devem se inscrever nas aulas por meio do telefone (13) 3473-6623, no PIC Jardim Real, localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 17483.
Culinária #013: Aprenda a fazer feijão
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos