
Paciente é presa em flagrante após perder consulta e agredir funcionárias de clínica odontológica em Guarujá, SP
g1 Santos
Uma mulher, de 43 anos, foi presa em flagrante após agredir duas funcionárias de uma clínica odontológica em Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pelo g1, a paciente foi liberada após pagar uma fiança de R$ 506,00.
O caso aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro Vila Júlia. Por meio de nota, a prefeitura informou que a mulher perdeu uma consulta pré-agendada para segunda-feira (11) e agrediu uma servidora pública municipal, de 59 anos, e a estagiária, de 27, após ser informada que a próxima data disponível para o atendimento seria na quarta-feira (13).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e acompanhou as vítimas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada, onde elas foram avaliadas e liberadas.
Conforme relatado no registro policial, os guardas chegaram no Centro de Especialidades Odontológicas e encontraram a paciente gritando. A equipe da GCM precisou conter a mulher e retirá-la da unidade de saúde para que pudesse se acalmar.
A paciente foi levada à Delegacia Sede da cidade, onde prestou depoimento e foi liberada após pagar fiança. O caso foi registrado como desacato e lesão corporal.
Confusão na clínica
Caso aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Guarujá, SP
g1 Santos e Prefeitura de Guarujá/Divulgação
Os funcionários da unidade de saúde explicaram aos agentes que a mulher não compareceu na Unidade de Saúde da Família (Usafa), na última sexta-feira (8), para retirar o encaminhamento necessário para o atendimento no CEO. Por este motivo, a consulta foi cancelada.
Ainda de acordo com o BO, os guardas também foram informados que a paciente já tinha causado tumulto na Usafa para conseguir o encaminhamento, na segunda-feira (11). Um funcionário da unidade entregou o documento para apaziguar a situação e ela foi para a clínica odontológica.
A GCM também atendeu a ocorrência na Usafa. A Prefeitura de Guarujá ressaltou que possui efetivo e monitoramento nas unidades de saúde para preservar a integridade dos servidores públicos municipais.
Como funciona o CEO?
O novo CEO recebeu o nome do dentista Edson Kenwa Chinen e foi inaugurado em junho de 2024. Na ocasião, a prefeitura divulgou que o local funciona, das 8h às 21h, para casos de maior complexidade, como próteses, canais, entre outros procedimentos.
Segundo o órgão municipal, os pacientes são encaminhados pela rede de atenção primária, por meio das unidades básicas e de saúde da família. Apesar disso, as ações promovidas pelo espaço também atendem pessoas com necessidades especiais, alunos da rede municipal e a comunidade em geral.
Ainda na época da inauguração, a administração municipal afirmou que o centro tem atendimento 24h para casos de urgência e emergência, que antes eram encaminhados para a UPA de Vicente de Carvalho ou Pronto-Socorro Doutor Matheus Santamaria.
Guarujá, SP, conta com centro odontológico gratuito
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos