Sistema Fecomércio MG apresenta programação imperdível no Festival Fartura Tiradentes 2025


Confira a programação do Festival Fartura Tiradentes deste ano
– Foto: Eduardo Galetto
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas e do Senac Minas, tem presença marcante na 28ª edição do Festival Fartura Tiradentes, que acontece em dois fins de semana consecutivos, dias 23, 24, 30 e 31 de agosto, oferecendo atividades que aliam cultura, educação e ação social. Entre os destaques da programação integrada, estão aulas-show, cozinhas ao vivo, rodas de conversa, ativações para pessoas adultas e crianças, degustações e intervenções artísticas cênicas e musicais.
O Largo das Forras, principal praça do centro histórico de Tiradentes, será tomado por uma programação pensada pelo Sistema para todo o público do festival. Por lá, cada visitante poderá aproveitar ambientes interativos, como o Espaço Conhecimento, oficinas e desafios culinários para todas as idades, inclusive crianças, com a participação de chefs, alunos e alunas do Senac Minas. A praça ainda vai receber o Espaço Conforto, também do Senac, que oferecerá serviços como quick massage e spa das mãos, além de atendimento a turistas, por meio do Descubra Minas.
A programação do Sistema estende-se também pela unidade do Senac em Tiradentes, pelo Santíssimo Resort e pela Praça da Rodoviária. Um dos pontos altos da agenda é a presença do Programa Sesc Mesa Brasil — a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina —, que promoverá ações de transformação social, incentivando uma gastronomia sustentável, inclusiva e consciente. Durante as aulas de culinária assinadas pelo programa, no Largo das Forras, chefs de renome nacional apresentarão receitas que aproveitam integralmente os ingredientes, com práticas que associam criatividade, nutrição e redução de desperdício.
Além disso, o Sistema patrocina apresentações culturais nos dois principais palcos do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, reafirmando seu compromisso com o acesso democrático à arte e o incentivo aos artistas da região.
Chefs de cozinha estrelados dão seu toque ao evento
O Sistema Fecomércio MG selecionou para o evento quatro chefs de renome, que unem o melhor das cozinhas brasileira e mineira. Pela primeira vez no Fartura Tiradentes, o chef carioca Rafa Costa e Silva convida a chef mineira Bruna Martins para dividir a bancada, nos dias 23 e 24. Rafa é fundador do premiado restaurante Lasai, que possui duas estrelas Michelin, sendo o atual sétimo colocado na lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants e o único estabelecimento brasileiro a figurar a lista mundial do mesmo ranking. Já Bruna Martins comanda as casas Florestal, Birosca e Gata Gorda – as duas últimas eleitas entre os melhores restaurantes do Brasil pela revista Exame em 2025 – todas em Belo Horizonte. Sua culinária combina memória afetiva e inovação em uma gastronomia feminina, sensível e autoral.
“Junto com a Bruna Martins, bolei duas receitas, tanto para a apresentação com degustação quanto para a apresentação com venda de prato. Vamos mostrar realmente o reflexo do que a gente faz no dia a dia dos nossos restaurantes, além de contar o que fazemos nas rodas de conversa, nas nossas veias e nossas raízes”, explica Rafa Costa.
A dupla dos dias 30 e 31 de agosto é capitaneada por Kátia Barbosa, celebrada pelo Guia Michelin como “rainha da comida popular brasileira”. Ela ganhou fama ao transformar nossa tradicional feijoada em um irresistível petisco e lidera atualmente três empreendimentos: Aconchego Carioca; Kalango; e Sofia. Convidado de Kátia, o mineiro Yves Saliba conduz o Per Lui — eleito em 2024 um dos 70 melhores restaurantes do país pela revista Exame —, além do Odoyá e do Pastaio, todos em Beagá.
“A mensagem-chave que Kátia e eu queremos passar é da valorização do que é nosso, da nossa gastronomia brasileira, da gastronomia do Norte de Minas. Mostrar que os nossos insumos podem criar coisas únicas, que as tradições podem ser revisitadas e servidas de um jeito diferente, mas ainda assim ser genuinamente nosso. As pessoas conseguirão sentir isso no prato e nas nossas palavras”, avalia Yves.
Além das aulas-show no Largo das Forras, haverá dois “Cozinhas ao Vivo”, no espaço Santíssimo, com duplas de chefs e presença de público. Os pratos comercializados nesse momento terão 100% de seu valor revertido para o Programa Sesc Mesa Brasil. A cada fim de semana de evento, as duplas se complementam não apenas na cozinha, mas em rodas de conversa abertas a todo o público do festival.
Outro destaque dessa curadoria formativa é a roda de conversa “Gerando Impacto por meio de formações, gastronomia social e negócios sociais”, no dia 31 de agosto, das 11h30 às 12h30, no Senac Tiradentes. O encontro, mediado por Marina Maria, contará com David Hertz e Leonardo Martins.
Formado pelo Senac de Águas de São Pedro (SP), David Hertz lidera um trabalho social que qualifica jovens de baixa renda, a Gastromotiva. O projeto oferece capacitação profissional gratuita em metrópoles como Rio de Janeiro, Curitiba, Cidade do México, Cidade do Cabo e San Salvador, promovendo educação, empregabilidade e geração de renda, posicionando a gastronomia como grande motor de desenvolvimento social. Em 2016, Hertz criou também o Refettorio Gastromotiva, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, o primeiro hub de gastronomia social do Brasil, que já recebeu grandes nomes da culinária mundial, como Alain Ducasse, Mauro Colagreco, Virgilio Martinez, Micha, Kamila Seidler e Manu Bufara.
Confira a programação completa do Sistema Fecomércio MG no Fartura Tiradentes 2025 em aqui.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.