
Este ano a vinícola argentina Norton completa 130 anos, um marco de paixão, criação de vinhos excepcionais e um profundo compromisso com a terra que os nutre. A Norton foi a primeira bodega a se estabelecer no coração de Luján de Cuyo, ao sul do rio Mendoza, e pioneira no cultivo de variedades não tradicionais, como a uva austríaca Grüner Veltliner. Os vinhos da Norton são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Inspirada no conceito “Os sonhos levam tempo”, a vinícola convida a todos a celebrar não apenas uma história, mas uma filosofia de vida: a de cultivar os sonhos com constância e paixão. Porque, como o bom vinho, as grandes conquistas são construídas com o tempo.
Fundada em 1895 por Edmund Norton em Perdriel, a Norton nasceu para transmitir ao mundo a riqueza da terra e o caráter único do vinho argentino como emblema cultural. Impulsionados por esse desejo, eles criaram o primeiro vinho do país engarrafado na origem para sua comercialização. Décadas depois, em plena exploração estilística, elaboraram um Malbec lendário: o primeiro a ser vendido fora da Argentina, exportado para os Estados Unidos em 1974.
A Norton expandiu sua paixão para todos os cantos do mundo, mantendo o sonho vivo em cada garrafa, presente em mais de 72 países. Hoje, por meio de iniciativas de impacto social e ambiental, como suas práticas sustentáveis e programas de apoio comunitário em suas propriedades, a Norton continua reforçando seu compromisso com um futuro vitivinícola responsável e inovador.
“Este ano é significativo para a Norton, ao celebrarmos 130 anos de história. Fazer parte dela nos motiva a continuar impulsionando a inovação e a construir o futuro deste grande legado”, diz Tomás Lange, CEO da Norton. “Este marco nos lembra que os grandes sonhos são construídos com o tempo e, por isso, continuamos inspirando todas as pessoas apaixonadas do mundo a realizarem os seus”.
Para celebrar esta ocasião, foi criado um Malbec único a partir da colheita seletiva da parcela nº 3 da Finca Agrelo. O vinho se distingue por seu caráter elegante, cor profunda e aromas frescos de frutas vermelhas. Colhido à mão e envelhecido por 12 meses em barrica, este vinho não clarificado nem filtrado promete uma evolução excepcional para as aproximadamente 2.000 garrafas Magnum (1,5 litro).
“Se algo o vinho nos ensinou é a importância do tempo e da constância”, afirma David Bonomi, enólogo-chefe da Norton. “Este ano é muito significativo para a Norton e me orgulha profundamente contribuir com um Malbec especial, concebido para comemorar nosso aniversário”, finaliza.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.