Contador de histórias do AC percorre o país com apresentações sobre imaginário popular: ‘Espetáculo que emociona’


Contador de histórias acreano faz apresentações pelo Brasil | Imagens: Arquivo pessoal
Com o maior projeto nacional de circulação artística da Amazônia Legal, o acreano Luis Eduardo já se apresentou no Amapá (AP), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Palmas (TO). O espetáculo “Pequenino Grão de Areia e Outros Contos”, protagonizado pelo artista, ainda deve passar por quatro cidades e retorna à capital acreana em outubro. (Veja a programação abaixo)
Em 2024, o psicólogo e contador de história havia feito uma turnê com o espetáculo através do projeto “Arte da Palavra”, onde conheceu 52 municípios de Rondônia além de Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima e Goiás. Neste ano, ele foi escolhido por meio do Sesc Amazônia das Artes e ainda irá se apresentar em estados do Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
“É um prazer gigantesco ter sido selecionado, levando em consideração que ano passado eu estive no maior circuito literário do Brasil, então foi maravilhoso. Sou o primeiro contador de histórias do Acre a fazer esse salto tão grande e isso é muito legal, as vezes eu nem acredito”, comentou ele.
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
Luis Eduardo já se apresentou no Amapá, Belém, Boa Vista, Manaus e Palmas
Arquivo pessoal
O circuito foi dividido em dois blocos e na primeira fase, iniciada no último dia 4 de agosto, Luis já passou por cinco capitais. No segundo bloco, ele irá percorrer mais cinco cidades e finaliza a temporada no Acre, no Palco Giratório do Sesc.
“Levar um pouquinho do Acre para todas essas cidades tem sido uma experiência incrível, porque é muito legal através da oralidade, da palavra, do contar histórias, você chegar no outro e levar um pouquinho daquilo que é da sua região, do seu estado. Então isso tem sido, para mim, a maior troca, a maior experiência”, afirmou.
LEIA MAIS:
Acreano roda o país com espetáculo de contação de histórias: ‘muito honrado em levar minha adaptação Brasil afora’
No Acre, artista de 19 anos realiza a exposição ‘Traços e Cores’
No AC, estudante transforma marcadores de livro em obras de arte e garante renda extra
‘Pequenino Grão de Areia e Outros Contos’
O narrador pontua que a apresentação mistura contos da tradição oral e cantigas populares. Sob a assistência de direção artística de Marília Bomfim, a apresentação convida o público a uma viagem lúdica e afetiva pelo imaginário popular brasileiro.
A inspiração veio da história “Aquele grão de areia”, ouvida pelo artista da voz do mestre Francisco Gregório Filho.
Luis apresenta personagens como o Urubu, o Jabuti e os Três Porquinhos, conduzindo a plateia por diferentes cenários , da floresta ao mar, do céu às estrelas.
De acordo com o contador, as histórias carregam valores como solidariedade, respeito e criatividade. “É um espetáculo que emociona, diverte e aproxima gerações”, frisou.
Luis Eduardo interpreta vários personagens em suas histórias
Arquivo pessoal
Confira abaixo as cidades onde a peça irá passar:
Cuiabá (MT): 23/09
São Luís (MA) – 25/09
Teresina (PI) – 27/09
Porto Velho (RO) – 29/09
Rio Branco (AC) – 01/10
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.