Capão Bonito está na lista de cidades que receberão unidades odontológicas


Lula participa da entrega de unidades odontológicas em Sorocaba (SP)
O município de Capão Bonito (SP) é uma das cidades que receberão as Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), entregues durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, 400 cidades foram beneficiadas com as unidades.
Segundo o Governo Federal, os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
No caso, a cidade com 46.337 habitantes, segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Capão Bonito contará com uma unidade odontológica móvel, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas e recebeu investimento total de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde (Programa de Aceleração do Crescimento na área da Saúde).
As 400 unidades de ambulâncias serão distribuídas em regiões brasileiras e a previsão é que os novos veículos beneficiem 1,4 milhão de pessoas, como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo que cinco delas ficarão em cinco cidades diferentes do Estado de SP.
Lula participa da entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a municípios do programa Agora Tem Especialistas
Ricardo Stuckert/PR
Entregas da nova frota
Durante a cerimônia, realizada em uma empresa especializada em adaptação de veículos especiais, que fica na área industrial da cidade, também estiveram presentes o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o Sindicato dos Metalúrgicos, o Conselho Federal de Odontologia e outras autoridades, incluindo o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins (PSD).
O presidente Lula, durante seu discurso, reforçou a importância de oferecer atendimento odontológico para pessoas em situação de vulnerabilidade. Também exaltou os profissionais da odontologia do país e disse que o Brasil “possui os melhores dentistas do mundo”.
“Não é todo mundo que tem dinheiro pra pagar um dentista. É pra isso que serve o nosso serviço. Queremos tratar de todas as pessoas, mas preferencialmente aquelas que não podem gastar, que ganham pouco, aposentados e pessoas que precisam de uma prótese nova”, disse.
Atendimento odontológico
De acordo com o Governo Federal, as UOMs oferecem atendimento odontológico para populações indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas, além de moradores de regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
Os veículos ofertarão tanto procedimentos de atenção primária quanto, conforme a organização local, ações especializadas como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias.
Para isso, cada UOM possui uma cadeira odontológica, aparelho de raio-X, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos. A previsão é que a frota seja renovada a cada cinco anos e que mais 400 unidades sejam entregues até o final de 2025.
Durante o evento em Sorocaba (SP), Lula simulou um atendimento odontológico ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ricardo Stuckert/PR
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.