Estacionar errado em Viracopos rende mais apreensões do que em qualquer outra via de Campinas


Estacionar errado em Viracopos rende mais apreensões do que em qualquer outra via de Campinas
Reprodução EPTV
De janeiro a julho deste ano, 116 veículos foram apreendidos por estacionamento irregular na via de embarque do Aeroporto de Viracopos, segundo a Emdec. Isso equivale a uma média de um carro removido a cada dois dias.
O local teve o maior número de apreensões entre todas as vias de Campinas (SP) no período. Em segundo lugar ficou a Rua Barreto Leme, com 61 veículos recolhidos ao Pátio Municipal — quase metade do total registrado em Viracopos. Confira abaixo.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Já total de infrações por estacionamento irregular chegou a 35.380 na metrópole, nos sete primeiros meses de 2025. As três infrações mais cometidas envolvem estacionamento em local ou horário proibido, desacordo com a regulamentação e estacionamento em calçadas.
estacionamento em local ou horário proibido: 13.629 infrações
desacordo com a regulamentação (estacionamento rotativo): 12.984 infrações
estacionamento em calçadas: 2.230 infrações
As penalidades para as situações de estacionamento irregular podem ser leves, médias, graves ou gravíssimas, e resultam na remoção do veículo ao Pátio a depender da situação.
Vias e bairros com mais veículos apreendidos
A Central de Operações da Emdec registrou 1,7 mil remoções ao Pátio Municipal por estacionamento irregular, entre janeiro e julho.
A via com o maior número de remoções foi a Avenida Embarque, no Aeroporto de Viracopos, com 116 veículos apreendidos. Desses, 108 estavam em estacionados em local proibido. Segundo a Emdec, o ponto conta com dois tipos de sinalização: a de local proibido, onde não é permitido estacionar, e a de parada rápida, onde é permitido ficar por 15 minutos.
A segunda colocada é a Rua Barreto Leme, no Centro, com 61 remoções. Confira as 10 vias com mais registros abaixo:

Ainda de acordo com Emdec, foram registradas 6.248 ações de fiscalização no período, o que representa, em média, 30 solicitações atendidas por dia pela Central de Monitoramento de Operações e pelos agentes de mobilidade urbana.
Como acionar a Emdec?
Para solicitar fiscalização em pontos recorrentes de estacionamento irregular, a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas.
Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “Falar com atendente”.
A população conta ainda com o Fale Conosco Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store, para formalizar assuntos relacionados à fiscalização.
Quando solicitar fiscalização?
A população pode solicitar a fiscalização quando o veículo estiver estacionado em:
local / horário proibido pela sinalização (incluindo estacionamento rotativo);
faixa exclusiva de ônibus;
em vaga de idosos ou pessoa com deficiência sem a credencial;
ciclovias;
pontos de ônibus ou táxi;
vagas de carga e descarga;
em frente a guias rebaixadas destinadas à entrada ou saída de veículos;
próximo a esquinas, faixas de pedestres, sobre calçada ou canteiro central, na contramão de direção, nos acostamentos, em fila dupla, nas ilhas ou refúgios.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.