Moradores de seis comunidades de Salvador deixam suas casas por risco de deslizamento de terra; cidade está em alerta máximo


Sirenes de alerta foram acionadas pela Defesa Civil da capital baiana diante do grande volume de chuva registrado nas áreas. Defesa Civil orienta população a sair de áreas de risco
Com as fortes chuvas que atingem a cidade de Salvador, equipes da Defesa Civil da cidade (Codesal) recomendaram que moradores de seis comunidades deixem suas casas neste sábado (3). Tratam-se das seguintes áreas com risco de deslizamento de terra:
Mamede – Alto da Terezinha;
Irmã Dulce – Cajazeiras VII;
Creche – Castelo Branco;
Moscou – Castelo Branco;
Bosque Real – Sete de Abril;
Olaria – Sete de Abril
Essas comunidades registraram acumulados de água superiores a 150 milímetros nas últimas 72 horas e a previsão é de mais chuva forte. Desse modo, como falta estrutura para escoar o grande volume pluviométrico, as sirenes precisaram ser acionadas. A Codesal aumentou o alerta para nível máximo na cidade.
A medida faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Codesal, o PPDC, para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes da Defesa Civil se mobilizaram para que os moradores deixassem os imóveis e fossem para locais seguros previamente definidos, como escolas municipais nas proximidades.
Como explica a Codesal, o PPDC é um instrumento considerado “fundamental” para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo também inclui o monitoramento de áreas de risco e resposta a emergências, entre outras ações.
Até o início da tarde deste sábado, o volume de chuva registrado foi de mais de 200mm nas últimas 72 horas, com intensas rajadas de vento, de até 64,8 km/h, segundo informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec). Os maiores acumulados de chuva no período foram em Barro Duro – Fundac (208,8mm), Periperi (175mm) e Nova Constituinte (165,6mm).
🌧️ Previsão do tempo em Salvador
Para domingo (4), a previsão é de céu nublado ou parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas, principalmente no período da manhã.
Já na segunda (5), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia.
🛳️ Tráfego marítimo
As chuvas também impactaram no tráfego marítimo. Na sexta-feira (2), a Capitania dos Portos emitiu um alerta vermelho por conta das condições adversas no mar. A recomendação do órgão é para que a navegação seja evitada, especialmente embarcações de pequeno porte. A travessia Salvador – Mar Grande, operada por lanchas, foi suspensa temporariamente como medida de segurança.
No sistema ferry-boat, o embarque de veículos pesados e utilitários foi suspenso. No caso das motocicletas, a travessia está permitida, mas só com o acompanhamento integral do condutor durante a viagem. A concessionária responsável pelo serviço informou que as determinações serão suspensas quando as condições do clima melhorarem.
Tromba d’água se formou em cima do mar da Barra
Reprodução/TV Bahia
Na sexta-feira (2), uma tromba d’água — tipo de fenômeno que se forma sobre o mar, como um vórtice de ar que, girando, suga a água — chegou a se formar no céu da Barra pela manhã.
LEIA TAMBÉM:
Frente fria, chuva e trovoada: confira previsão do tempo para cidades baianas no feriadão do Dia do Trabalhador
Temporal causa deslizamentos de terra, desabamentos de muros e quedas de árvore em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.