
Transmissão desta sexta-feira (9) foi ao vivo da principal rua de Juiz de Fora, destacando a história, a cultura e as pessoas que dão vida ao local. Projeto segue até junho visitando diferentes pontos da cidade. MG1 foi transmitido ao vivo do Calçadão da Rua Halfeld, em Juiz de Fora
Camila Saenz/TV Integração
O MG1 desta sexta-feira (9) passeou pelo coração de Juiz de Fora, com transmissão ao vivo diretamente do Calçadão da Rua Halfeld.
Durante a apresentação do principal telejornal da TV Integração, as reportagens especialmente produzidas para o dia e a apresentadora Érica Salazar destacaram a rua que representa a efervescência do Centro da cidade.
No vai e vem dos pedestres, o MG1 deu espaço para a cantora Rosa Morena, uma das várias artistas de rua que também faz da Halfeld um point cultural. Ela explicou como é o carinho diário recebido nas apresentações.
“Pessoas adultas, crianças e até idosos me pedem abraço. Tem gente que não pode colocar dinheiro na caixa, e às vezes me oferecem um chocolate. Estudantes passam aqui, dançam comigo, me dão uma pauta. Isso é muito gratificante”, que usa o valor que arrecada na caixinha e no pix como complemento de renda.
“Já me ajuda para inteirar. Já me ajuda para tudo, para pagar uma continha, uma outra coisa.”
A poucos metros dali, uma manifestação contra a violência de gênero e violência doméstica era realizada próximo ao Cine-Theatro Central, local que tradicionalmente reúne centenas de juiz-foranos para reivindicações de diversas pautas.
“Mediante o acréscimo da violência em todo o país e no nosso município, a Secretaria Especial de Mulheres se sentiu no dever de fazer esse ato de luta e luta por mulheres que já morreram, por mulheres que estão sofrendo violência e que já sofreram. É muito importante que a sociedade civil e os poderes públicos se unam. É necessário que haja melhores ações quanto a isso”, disse Lurdes Militão, titular da Secretaria Especial das Mulheres da Prefeitura de Juiz de Fora.
Calçadão da Rua Halfeld é considerado o coração de Juiz de Fora
Rica arquitetura das galerias
Entre um bloco e outro, a apresentadora Érica Salazar caminhou pela Halfeld com o historiador e arquiteto Marcos Olender, destacando também as 13 galerias que unem o Calçadão com a Rua Marechal Deodoro e com a Rua João, em um modelo peculiar de arquitetura.
“A Pio X é a primeira galeria de Juiz de Fora e foi inaugurada em 1923. O dono do terreno, dono da Joalheira Meridiano, viu uma galeria no Rio de Janeiro e trouxe a ideia pra cá. A partir dessa experiência dele, a ideia se multiplicou. Acho que as pessoas gostaram da ideia dessas ruas cobertas, que vem de Paris”.
Próximas edições
O projeto Integração no Bairro seguirá até junho, sempre com transmissões do MG1 de diferentes locais de Juiz de Fora. Confira os próximos:
16/05: Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora
23/05: Praça de Benfica
30/05: Praça de Grama
06/06: Moinho Zona Norte
13/06: Praça do Santa Luzia
MG1 – Edição de sexta-feira, 09/05/2025
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
m