TVCA acompanhou pesquisadores em expedição pelos sons do Pantanal


Maior planície alagável do planeta abriga diversas espécies capazes de emitir mais de 60 tipos diferentes de vocalizações, cada uma com um significado diferente. TVCA acompanhou pesquisadores em expedição pelos sons do Pantanal
🦜🎶Você sabia que o Pantanal, além de ser um dos maiores biomas do mundo, abriga uma verdadeira sinfonia natural? Algumas espécies que vivem na região são capazes de emitir mais de 60 tipos diferentes de vocalizações, cada uma com um significado específico: medo, fome, alerta ou intenção de acasalamento.
A TV Centro América acompanhou de perto o trabalho de pesquisadores dedicados ao estudo dos sons do Pantanal e mostrou à população a importância da riqueza desse bioma.
Esta matéria faz parte da série de reportagens do g1 em comemoração aos 60 anos da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), que relembra grandes coberturas realizadas pela TV Centro América.
Em uma reportagem especial, a jornalista Eunice Ramos acompanhou um grupo de pesquisadores do Projeto de Biomonitoramento Acústico, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que percorre o Pantanal em busca dos sons emitidos pelas aves e animais da região (assista acima).
🐦A iniciativa usa tecnologia para registrar e estudar a rica sonoridade do bioma, com 20 câmeras e 12 gravadores instalados em uma área de 30 km² na região de Poconé, a 104 km de Cuiabá, que registram imagens e sons da fauna pantaneira em tempo real, 24 horas por dia.
Na época, mais de 24 mil fotos e 30 mil horas de imagem e som já haviam sido captadas.
Jornalista da TV Centro América acompanhou pesquisadores em expedição pelos sons do Pantanal mato-grossense
Reprodução
Memórias TVCA: os 500 anos do Brasil sob o olhar mato-grossense
Em entrevista com o professor Charly Schuchmann, da Universidade de Bonn, na Alemanha, especialista em aves, uma delas ganhou destaque: as Japupirás. Essas aves constroem ninhos parecidos com bolsas penduradas nas árvores e quando os filhotes nascem, um verdadeiro espetáculo sonoro se forma.
👉Todos os sons são coletados e analisados por pesquisadores em laboratórios do Brasil, Alemanha e Bulgária, com o objetivo de desenvolver um programa de computador capaz de identificar as espécies e seus comportamentos com base nos sons que emitem.
TVCA acompanhou pesquisadores em expedição pelos sons do Pantanal
Reprodução
🐆O bioma
O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:
🌱3,5 mil espécies de plantas
🐟325 espécies de peixes
🐸53 espécies de anfíbios
🐊98 espécies de répteis
🦜656 espécies de aves
🐆159 tipos de mamíferos
Onça-pintada, jacaré, tuiuiú, ipês, jacarandás e entre outros integrantes representam o Pantanal. Além disso, ele atua como regulador natural de enchentes, porque absorve e armazena água durante períodos chuvosos.
O Pantanal também funciona como um reservatório de água doce com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente 3 milhões de pessoas, no Brasil, Bolívia e Paraguai.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.