Fábrica da BYD no Brasil atrasa e só estará em pleno funcionamento no fim de 2026


Cronograma fábrica da BYD, na Bahia, envolvia produção já em 2024. Ele foi alterado para 2025 e agora atrasou um ano extra, após escândalo sobre os 163 trabalhadores chineses resgatados na obra. Fábrica na Bahia será a primeira da BYD fora da Ásia
Assessoria BYD
A fábrica da BYD no Brasil só estará completamente funcional em dezembro de 2026. A afirmação vem do vereador Augusto Vasconcelos, gestor da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no estado da Bahia.
“A fábrica deve estar em pleno funcionamento a partir de dezembro de 2026”, afirmou em rede social.
Mesmo com o atraso da capacidade plena da fábrica para 2026, Vasconcelos apontou que neste ano já será iniciada a produção reduzida de alguns veículos, junto da contratação de mão de obra para este trabalho.
“Já neste ano, em 2025, existe a expectativa de que carros estejam sendo produzidos e algumas contratações têm sido efetivadas. Não no contingente inicialmente divulgado”, complementa o político.
De acordo com a agência Reuters, a fábrica da BYD em Camaçari precisa contratar cerca 1 mil
Em março do ano passado, a própria BYD havia prometido que a fábrica, instalada na antiga planta da Ford, em Camaçari (BA), estaria em pleno funcionamento já em 2025.
“Ao longo de 2025 nós teremos a fabricação completa aqui saindo dessa planta de Camaçari, da BYD, para todos os estados do Brasil e, certamente, para os países ao qual a BYD atua na América Latina”, afirmou Alexandre Baldy, CEO da BYD.
Durante o anúncio, a companhia prometeu que a capacidade da fábrica é de 150 mil veículos por ano. Os carros planejados para fabricação no estado da Bahia são:
BYD Dolphin;
BYD Dolphin Mini;
BYD Song Plus;
BYD Yuan Plus.
Matéria em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.