‘A política me encanta, mas a vida me encanta mais’: relembre frases de Pepe Mujica


Mujica foi ícone pop da esquerda e referência de vida simples; conheça trajetória
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Ele governou o país entre 2010 e 2015. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros de Mujica.
Relembre frases do ex-presidente.
“Temos de escapar da escravidão que impõe a dependência material, que é uma das coisas que mais roubam tempo na sociedade contemporânea”, a frase foi dita durante um seminário, na campanha eleitoral de 2009.
“A política me encanta e não gostaria de ir, mas a vida me encanta mais”, a declaração de Mujica foi feita após votação nas eleições regionais no Uruguai, em 2020.
“A grande crise não é ecológica, é política”, disse, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que aconteceu em 2012, no Rio de Janeiro.
“Sou um velho partindo. Precisamos trabalhar pela esperança. Eu te entrego meu coração. Preciso agradecer à vida porque, quando estes braços partirem, haverá milhares de braços para me substituir. Adeus”, disse em 2024, em um discurso durante um ato de encerramento de campanha.
“Estou doente e velho. Tenho as duas coisas. Minha cabeça funciona bem, mas o resto, o estômago, um desastre. Mas, enfim, estou indo”, afirmou a jornalistas em março de 2025.
“Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.”
“Não é bonito legalizar a maconha, mas pior é dar pessoas ao narcotráfico. O único vício saudável é o amor”, disse Mujica, que regulamentou a produção, venda, distribuição e consumo de maconha.
Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Ricardo Stuckert / PR
Reportagem em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.