Prefeitura de São José planeja construir praça em área de unidade prisional que foi desativada


O Centro de Ressocialização Feminino da cidade foi desativado nesta semana. São José estuda demolir presídio feminino e construir praça
A Prefeitura de São José dos Campos (SP) anunciou que pretende construir uma praça no local do Centro de Ressocialização Feminino, que deve ser demolido após ter sido desativado pela Secretaria de Segurança Pública (SAP).
A unidade prisional, que fica na Travessa Francisco Almada, no Centro de São José, foi desativada no início da semana por “questões operacionais”, de acordo com a SAP.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Prefeitura de São José, dos Campos, há conversas em andamento para transferência do prédio para a gestão municipal.
“A prefeitura tem tratado há mais de um ano com o Governo de São Paulo para fazer a transferência das presas e agora vamos tratar da transferência do imóvel do estado à prefeitura, para que a gente possa dar prosseguimento ao nosso projeto”, disse Alexandre Branco, assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de São José, ao Bom Dia Vanguarda nesta sexta-feira (16).
“O projeto é a demolição do presídio e a construção de uma praça contemplativa. É um local privilegiado, porque estamos em frente ao Banhado. Então é um local apropriado para fazer uma praça”, completou.
Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos
José Eymard/TV Vanguarda
De acordo com ele, haverá uma licitação após a transferência do prédio para demolição da unidade e construção da praça.
“Nós temos esse pré-projeto de fazer uma praça contemplativa, com escultura. Temos um primeiro desenho com a Secretaria de Obras. Assim que a gente fizer a parte burocrática, que é a transferência do imóvel do estado para a prefeitura, vamos partir para fazer o orçamento e a licitação da obra. Depois é começar a demolição e fazer a praça.”
O g1 acionou o Governo de São Paulo, mas ainda não teve retorno.
Desativação da unidade prisional
O Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos foi desativado. A informação foi confirmada ao g1 pelo Governo de São Paulo na última quarta-feira (14).
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a unidade, que fica na Travessa Francisco Almada, no Centro de São José dos Campos, foi fechada por “questões operacionais”.
Quase 100 mulheres estavam presas no prédio, que tinha capacidade para 183 pessoas dos regimes semiaberto e fechados, além de presas provisórias.
A SAP informou que as famílias das reeducandas foram avisadas sobre as remoções. A pasta não explicou para onde elas foram levadas.
O Centro de Ressocialização Feminino de São José foi inaugurado em julho de 2002.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.