‘Não têm condição de aprender’ e ‘mães querem se livrar dos filhos’: o que secretário de Barueri demitido disse sobre pessoas com deficiência


Após o ocorrido, Celso Furlan afirmou que a gravação foi tirada de contexto e que seu objetivo não foi desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento. Barueri:secretário exonerado por dizer que crianças com deficiência não conseguem aprender
As declarações que levaram à demissão de Celso Furlan do cargo de secretário de Educação da cidade de Barueri, na Grande São Paulo, ainda têm gerado forte repercussão nas redes sociais.
Em uma reunião com diretores das escolas da cidade, ele afirmou que pessoas com deficiência “não têm condição de aprender” e que as mães levam os filhos com deficiência para a escola porque querem “se livrar” das crianças.
O encontro, realizado na terça (13), foi gravado e teve o áudio vazado em uma rede social.
Um garoto com problema de autismo significa 20 alunos a mais. Esse é um caso sério a se pensar. Não que eu queira descartar, mas nós temos a Casa dos Autistas, que fica em nossa Secretaria dos Deficientes. Mas as mães não estão preocupadas com isso. Elas querem se livrar do filho, e nós cuidamos deles. Não é certo.
Furlan afirmou ainda que há pessoas com deficiência que não têm “condição de aprender nada”.
“Porque tem casos de deficientes cadeirantes que não mexem nenhum membro do corpo. Nada. Tudinho torto, não tem condição de aprender nada”, continuou.
Após o vazamento, Furlan divulgou uma nota em que disse que a gravação foi tirada de contexto.
“Se trata de um recorte. O assunto foi tema de uma reunião de trabalho, onde se discutia a criação de ambientes escolares com mais oportunidades de aprendizado e infraestrutura para os alunos com deficiência”, afirmou.
Ele disse ainda que reconhece a “importância de uma comunicação clara e respeitosa em todos os momentos. Meu objetivo não foi desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento. Repito: se trata de um recorte fora de contexto”.
Furlan é irmão do ex-prefeito Rubens Furlan, que é padrinho político do atual prefeito, Beto Piteri (Republicanos).
O que diz a Prefeitura de Barueri
Em nota na semana passada, a Prefeitura de Barueri lamentou o ocorrido e comunicou a exoneração do secretário.
“Em função do áudio que circula nas redes sociais sobre reunião na Secretaria de Educação, a Prefeitura de Barueri emitiu a seguinte nota:
A administração municipal de Barueri lamenta o ocorrido e informa que mantém uma política séria, ética e inclusiva voltada aos cuidados da pessoa com deficiência, seus familiares e cuidadores em nossa cidade.
Por oportuno, faz-se necessário reconhecer o trabalho que foi realizado durante anos por Celso Furlan à frente da pasta da Educação, o que levou o ensino de Barueri a ser premiado e a atingir um nível de excelência reconhecido em todo o país. Por fim, a administração municipal comunica o seu desligamento da Secretaria de Educação na presente data.”
Celso Furlan, secretário da Educação de Barueri
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.