
Complexo Hospitalar Samuel Libânio completa 104 anos como referência em saúde no Sul de Minas, com atendimento humanizado e inovação para mais de 3 milhões de pessoas Crédito: Divulgação
Há 104 anos, nascia um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar: o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). Hoje, com a nova nomenclatura de Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), é referência em saúde para mais de 150 municípios, cuidando de mais de 3 milhões de vidas no Sul de Minas.
Com mais de mil atendimentos diários, o CHSL preza sempre pelo atendimento humanizado, e o acolhimento de cada paciente com amor e dedicação.
“Nossa missão vai além do cuidado: formamos profissionais comprometidos, impulsionamos pesquisas inovadoras e investimos continuamente em tecnologia e infraestrutura. São 104 anos de história, inovação e, acima de tudo, cuidado com a vida”, comemora o diretor técnico do CHSL, Dr. Saulo Lamas.
Crédito: Divulgação
Linha do Tempo
1918
Dom Octávio Chagas de Miranda (bispo de Pouso Alegre), Dr. Custódio Ribeiro de Miranda e Dr. Samuel Libânio (diretor de Higiene Pública de Minas Gerais) se unem para criar um Hospital Regional em Pouso Alegre.
Crédito: Divulgação
1921
19 de maio de 1921 Inauguração do Hospital Regional “Samuel Libânio”, idealizado pelo Dr. Custódio Ribeiro de Miranda – Homenageado o médico sanitarista pouso-alegrense Samuel Libânio. A construção teve apoio da Fundação Rockfeller.
Crédito: Divulgação
Agosto de 1921
As freiras da Congregação das Irmãs da Divina Providência assumem a direção administrativa e de Enfermagem do Hospital Regional “Samuel Libânio”, um pedido do bispo Dom Octávio. A direção do Hospital fica sob a responsabilidade do Dr. Custódio Ribeiro de Miranda.
Crédito: Divulgação
1932
O Hospital Regional “Samuel Libânio” recebe dezenas de soldados feridos da Revolução Constitucionalista.
Crédito: Divulgação
1940
Década de 1940
O Hospital Regional “Samuel Libânio” é responsável pelo atendimento de toda a cidade e circunvizinhanças e acompanha o progresso daquela época.
Crédito: Divulgação
1950
Década de 1950
O Hospital Regional “Samuel Libânio” recebe incentivos financeiros do Governo Federal, por conta da pavimentação da Rodovia Fernão Dias, criada por Juscelino Kubistchek.
Crédito: Divulgação
1960
Década de 1960
O Hospital Regional “Samuel Libânio” recebe novos equipamentos e começa a se tornar um grande centro de referência e atendimento médico, graças a chegada da Faculdade de Medicina. A oferta de mão de obra das freiras da Congregação da Divina Providência começa a ficar escassa.
Crédito: Divulgação
1964
25 de novembro de 1964
Criação da Fundação Universidade do Vale do Sapucaí (FUVS), com o intuito de criar e gerir os futuros cursos de formação superior em Pouso Alegre.
Crédito: Divulgação
1968
5 de novembro de 1968
Autorização do Governo Federal para o início da Faculdade de Ciências Médicas de Pouso Alegre Dr. José Antônio Garcia Coutinho (FACIMPA). Uma idealização e conquista do Dr. Jésus Ribeiro Pires.
Crédito: Divulgação
1975
21 de janeiro de 1975
O Governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, assina a escritura de doação do Hospital Regional “Samuel Libânio” à Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).
Crédito: Divulgação
1976
Os primeiros plantonistas do Hospital Regional, que passa a denominar Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) são os médicos professores Carlos de Barros Laraia e Sebastião Jupiaçara Guimarães.
O então diretor da Faculdade de Ciências Médicas de Pouso Alegre, Dr. Virgínio Cândido Tosta de Souza consegue apoio do general Newton Araújo de Oliveira Cruz e do presidente da Fundação, dom José D’Ângelo Neto, para o início das obras de construção do novo prédio do Hospital Samuel Libânio.
1979
Inauguração da nova ala do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que recebeu em sua inauguração a visita do presidente da República, general João Batista Figueiredo. Um grande feito para Pouso Alegre naquela época.
Crédito: Divulgação
Década de 1980
O diretor Executivo da Fundação, Dr. Virgínio Cândido Tosta de Souza consegue importantes investimentos para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, bem como ampliações e instalações de serviços cirúrgicos.
Legenda foto: Fachada do HCSL nos anos 1980.
Crédito: Divulgação
1991
Inauguração das novas instalações do Pronto-Socorro, que surgiu para atender a demanda crescente de urgência e emergência da região do Sul de Minas. O novo Pronto-Socorro ganhou o nome dom José D’Ângelo Neto em homenagem a figura do primeiro Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Era presidente naquela época o médico e professor Dr. Elísio Meireles de Miranda.
Crédito: Divulgação
2007
Ampliação do Serviço de Hemodiálise do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).
2009
Construção e ampliação das Enfermarias SUS Masculina e Feminina do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Uma idealização do presidente da FUVS, Benedito Sinval Caputo da Costa.
Legenda foto: Fachada do HCSL em 2011.
2012
Construção e inauguração da torre anexa ao Hospital Samuel Libânio, ampliando as vagas de atendimento no Hospital. Idealização do presidente da FUVS Sinval Caputo.
2015
Construção e ampliação do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Uma idealização do presidente da FUVS Rafael Tadeu Simões.
Crédito: Divulgação
2016 a 2020
Esse período marca grandes obras feitas, assim como melhorias em diversos setores do Hospital. O foco na gestão da qualidade também marca esse novo momento, onde a profissionalização nas mais diversas áreas torna-se fator chave para a continuidade do desenvolvimento.
Crédito: Divulgação
2024
Um momento histórico e único para a saúde de Pouso Alegre e o Sul de Minas. Assim foi a inauguração do primeiro pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio realizada no dia 30 de junho.
Crédito: Divulgação
2025
A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) oficializa a Nova Unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio em Borda da Mata no dia 23 de fevereiro. A parceria possibilita que o atual Pronto Socorro Municipal de Borda da Mata faça parte do CHSL.