
Modelo chega para ser o SUV mais barato da marca alemã e brigar com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian. Veja quais são as principais novidades do novo Volkswagen Tera
Acabou o mistério: os preços, ficha técnica e versões do novo Volkswagen Tera foram finalmente revelados neste domingo (25). O modelo começa a ser vendido em julho, com versões que vão de R$ 99.990 a R$ 142.290.
O Tera chega para ser o SUV mais barato da marca alemã e brigar com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
No evento de lançamento, a marca mostrou todas as configurações, incluindo a topo de linha com pacote opcional Outfit, que adiciona uma série de adendos estéticos e de assistência à condução como ocorre com o Volkswagen Nivus.
O kit com as tecnologias ADAS custa R$ 2.839 e agrega frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e detector de ponto cego.
Confira no vídeo acima o que já sabemos sobre o carro, e entenda nesta reportagem o que se espera do novo SUV da Volkswagen.
LEIA MAIS
Volkswagen apresenta o Tera, SUV de entrada para brigar no setor mais concorrido do mercado
Do anonimato ao Oscar: conheça o Kadett de Fernanda Torres no filme ‘Ainda Estou Aqui’, que será leiloado
Como funciona a frenagem autônoma de emergência e quanto custa ter no seu carro?
Galerias Relacionadas
Motorização
O Tera vem com os mesmos motores do hatch Polo, com opção do 1.0 MPI aspirado com 84 cv e 10,3 kgfm de torque ou 1.0 turbo de três cilindros, o TSI 170, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
Versões
O SUV terá as já conhecidas configurações da linha Volkswagen, com:
MPI: R$ 99.990;
TSI: R$ 116.990;
Comfort: R$ 126.990;
High: R$ 139.990;
High com pacote Outfit The Town Edition: R$ 142.290.
Veja abaixo o descritivo de cada configuração:
MPI
A configuração de entrada conta com acabamento mais simples, motor aspirado e câmbio manual de cinco marchas. O SUV, entretanto, já vem equipado com seis airbags de série desde a versão de entrada.
Conta ainda com frenagem autônoma de emergência, mesmo possuindo transmissão manual, detector de fadiga, retrovisor externo elétrico, faróis e lanternas de LED, painel de instrumentos digital de oito polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos nas quatro portas e a central multimídia Volks Play.
Na versão de entrada, as rodas são de 15 polegadas de aço e carregam calotas. Por dentro, falta forração de porta em tecido, ou seja, apenas plástico duro é o que reveste o habitáculo do modelo.
TSI
A diferença para esta segunda configuração, que custa R$ 116.990, é a adoção de rodas de liga-leve de 16 polegadas. Pode dentro, o volante é multifuncional e há aplique de tecido no painel. O motor passa a ser o turbinado de 116 cv.
O Tera TSI tem, como opcional, o pacote VW Play Connect, que é a central multimídia com conexão com internet. Porém, é preciso desembolsar R$ 1.590 pelo equipamento.
Outro opcional é a roda de liga leve de 16 polegadas, que sai por R$ 1.720.
Comfort
A versão intermediária, já com motor TSI, é equipada com rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado e transmissão automática com borboletas atrás do volante para trocas de marchas.
Na Comfort, o Tera passa a ter central multimídia Volks Play Connect, ou seja, que possui conexão com internet. Este pacote será gratuito durante os doze primeiros meses. Após esse período, caso o consumidor queira continuar com o serviço de conexão, será necessário desembolsar R$ 24,90 por mês.
VW Tera é ofertado em três novas cores: azul ártico, prata lunar e vermelho hypernova
Divulgação | Volkswagen
High
Além dos equipamentos da Comfort, a High adiciona rodas de 17 polegadas, luz no painel, ar-condicionado automático e digital, quadro de instrumentos de 10,25 polegadas, acabamento em black piano no painel, bancos com revestimento de couro sintético, câmera de ré e carregador de celular por indução.
O pacote opcional ADAS só está disponível a partir desta versão e custa R$ 2.829 a mais.
High com pacote Outfit The Town Edition
As rodas de 17 polegadas desta versão são escurecidas e ele conta ainda com bancos com acabamento Outfit, que são destaque à parte. Com couro sintético degradê, o interior transmite a sensação de pertencer a um veículo de categoria superior.
Os assentos dianteiros possuem bancos inteiriços — ou seja, o encosto de cabeça não é removível. No entanto, o design, o conforto e a textura do couro são agradáveis ao toque.
Central multimídia flutuante é novidade no Tera, pois Polo, Nivus, Virtus e T-Cross possuem ecrã integrado ao painel
Divulgação | Volkswagen
À frente do motorista, há um painel de instrumentos familiar, o mesmo de 10 polegadas utilizado em toda a linha VW. O volante também é o mesmo do Nivus.
Além disso, a tela de entretenimento não está mais integrada ao painel. Sua borda fica destacada do console, o que é conhecido como “tela flutuante”. Além de trazer um ar mais moderno para a cabine, essa escolha de posição da tela impede que ela superaqueça.
Ali também está a única parte com uma faixa de couro – bastante pequena — abaixo da tela. O carro avaliado possuía carregador de celular por indução, mas não há garantia de que todas as versões a serem disponibilizadas pela VW vão contar com o acessório.
Há duas portas USB-C para carregar celulares, mas não há saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.
Ficha técnica
Construído na mesma plataforma do Polo e do Nivus, o Tera será um SUV subcompacto. O Tera deve ser o mais longo entre seus principais concorrentes.
Veja as principais diferenças entre os três carros, comparando as versões topo de linha com motorização turbinada:
Tera tenta aproveitar bom momento da Volkswagen
A Volkswagen vive um bom momento no Brasil desde maio de 2023, quando alcançou a liderança mensal entre as principais fabricantes do país entre os automóveis mais vendidos (excluindo comerciais leves).
Em abril daquele ano, a empresa alemã ocupava a terceira colocação (com 14,93%), atrás de Chevrolet (15,69%) e Fiat (16,8%). Em maio de 2023, as posições se inverteram e a Volkswagen conquistou o primeiro lugar com 17,80% de mercado.
Naquele ano, houve a reestilização do seu hatch de entrada, o Polo. E, desde então, o SUV T-Cross também despontou em vendas, e aparece como o SUV mais vendido do mercado.
O Tera também aproveita do fato de que os SUVs representarem hoje a maior fatia de mercado entre todos os segmentos de automóveis.
Os utilitários esportivos abocanham 53,81% de mercado até abril deste ano, enquanto os hatches pequenos — como Fiat Argo e VW Polo — ficam com 23,9%, segundo a Fenabrave.
Mesmo somando hatches de entrada (como Mobi e Kwid), a divisão ainda ficaria de 53,81% de SUVs contra 30,45% de hatches.
“O segmento de SUVs é extremamente importante no Brasil. Essa categoria conquistou 24% do mercado no ano passado e, este ano, deve chegar a 30% de tudo que é emplacado no Brasil”, afirma o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom.
“Nós vendemos três milhões de unidades do Fusca, sete milhões do Gol e já alcançamos um milhão de unidades comercializadas do Polo. Esperamos ter o mesmo sucesso com o Tera.”