Cultura ‘canastreira’, queijo e artesanato colocam Delfinópolis na disputa de prêmio da ONU para melhor vila turística do mundo


Brasil tem oito localidades na competição. Vencedores serão anunciados durante a Assembleia Geral da ONU Turismo, em novembro. Delfinópolis é conhecida como paraíso ecológico com suas cachoeiras
Contos de Minas/@dudafgrocha
Um jeito todo próprio de viver colocou Delfinópolis (MG) em na disputa mundial de “Melhores Vilas Turísticas”, realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) Turismo.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O município de 8,4 mil pessoas, de acordo com o Censo de 2022, tem uma extensa área rural bastante explorada pelo turismo. A região, localizada na Serra da Canastra, é rica em belezas naturais, mas foi a valorização do modo rural de viver e a chamada “cultura canastreira” que o destacou para o prêmio.
Nesta cultura, destaca-se a produção do queijo Canastra, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.
O município também se sobressai na produção de banana e e conta com um grupo de artesãs, as “Arteiras da Canastra”, que utilizam materiais naturais para a produção de artesanatos que retratam a cultura local.
Queijo produzido no Vale da Gurita, em Delfinópolis recebeu medalha de prata na França
Lucas Soares / G1
LEIA MAIS:
Trilhas para cachoeiras da Serra da Canastra: tudo o que você precisa saber antes de visitar
Delfinópolis recebe selo de certificação de cidade turística do Governo de Minas Gerais
Rota Turística da Canastra: veja os detalhes do roteiro e descubra os sabores e a cultura de MG
Prêmio
O prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo foi instituído em 2021 e acontece anualmente. O resultado deste ano será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorre de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
Das oito vilas que irão representar o Brasil, três são mineiras: Delfinópolis, Conceição de Ibitipoca e Grão Mogol.
Completam a lista Antônio Prado e Linha Bonita, do Rio Grande do Sul; Cocanha, em São Paulo; e Leoberto Leal e Piraí, de Santa Catarina.
Entre as oito candidatas, duas seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros. O vencedor terá o reconhecimento da organização materializado pelo selo de boas práticas.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.