
Acordo foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues em uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (4). Projeto da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica
Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica
O governo da Bahia assinou o novo contrato para a construção da Ponte Salvador- Ilha de Itaparica, nesta quarta-feira (4). O começo efetivo da construção deve acontecer em pelo 12 meses.
O acordo foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que estava acompanhado de Zhu Qingqiao, embaixador da República Popular da China no Brasil.
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O contrato foi firmado após a intermediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), que homologou a proposta de conciliação para a execução da obra. Após a assinatura do contrato, os próximos passos são a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz.
O governo estima que a ponte funcionará como uma ligação importante para a construção de uma nova lógica econômica na região.
A sondagem da área foi concluída em abril deste ano. Para o processo, foram contratadas mais de 20 empresas baianas e investidos R$ 200 milhões.
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Kiko Silva
O contrato estabelecido pelo TCE-BA levou meses para ser aceito por todas as partes do acordo. O Senado Federal previu um empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões, para o fundo garantidor da obra. Ao g1, a Concessionária Ponte Salvador – Ilha de Itaparica informou que a construção da ponte custará R$ 11 bilhões.
Sobre a ponte
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar — a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária —, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. A execução do projeto será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 – Ponte Salvador- Ilha de Itaparica;
Trecho 3 – Chegada da ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
Trecho 5 – Recuperação e ampliação de trecho da BA-001 existente, desde a nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.
“A construção da Ponte Salvador – Itaparica irá gerar, além de milhares de empregos, muitos investimentos no turismo da região. Esse será o maior símbolo físico da integração econômica Brasil-China. É um dia muito feliz para o povo baiano”, afirmou Rui Costa, ministro da Casa Civil.
O governo do estado projeta a geração de cerca de sete mil empregos com a obra, o que deve impulsionar a economia local. A estimativa é de que, após a entrega da ponte, 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios sejam impactados.
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