Obras da COP 30: construção de novos viadutos pretende melhorar mobilidade em Belém


Construção de cinco viadutos na Região Metropolitana de Belém quer melhorar a mobilidade, integrar o BRT Metropolitano e reduzir congestionamentos, especialmente para a COP 30. COP 30, em Belém: Construção de Novos viadutos.
Raphael Luz / Ag. Pará
A Construção de Novos Viadutos contempla cinco estruturas viárias na Região Metropolitana de Belém: quatro em Ananindeua e uma em Marituba.
Quatro desses viadutos já foram entregues: em julho de 2023, dezembro de 2024, abril de 2025 e maio de 2025. Uma outra estrutura, localizada na av. Mário Covas, com av. Independência, tem entrega prevista para 30 de julho.
Um sexto viaduto, o da avenida João Paulo II com a avenida Dr. Freitas, em Belém, foi retirado do pacote de obras para a Conferência do Clima. O Governo do Pará não informou o motivo.
O projeto pretende desafogar o trânsito e integrar o sistema do BRT Metropolitano, na Grande Belém .
📍 Localização
Municípios atendidos: Belém, Ananindeua e Marituba
🗂️ Área e Responsável
Área: Mobilidade
Responsável: Governo do Pará
🏛️ Função para COP 30
A construção dos novos viadutos tem como objetivo facilitar o deslocamento de moradores, reduzir congestionamentos e garantir maior fluidez viária durante a COP 30, além de integrar os principais corredores de transporte da região metropolitana.
🏗️ Estrutura prevista
🛤️ Cinco viadutos: quatro em Ananindeua e um em Marituba
🚗 Três viadutos na rodovia BR-316 (cruzamentos com avenida Independência, PA-483 e avenida Ananin)
🚗 Dois viadutos na avenida Mário Covas (cruzamentos com avenidas Três Corações e Independência)
🏗️ Estruturas com extensão entre 350 m e 740 m, largura de até 14 m e altura de até 5,5 m
🔄 Integração com o sistema BRT Metropolitano
Obras da COP 30 somam mais de R$ 7 bi em Belém
💰 Investimento e andamento
Orçamento: R$ 128 milhões
Financiador: Não informado
Gestor da obra: Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM)
Andamento geral: 64% (abril de 2025)
📅 Cronograma
Início da obra: 2020
Previsão de término inicial: outubro de 2025
Nova previsão de término: Julho de 2025
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A construção dos novos viadutos pretende ajudar a mobilidade e a integração viária na Grande Belém após a COP 30.
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