Inscrições para seleção de formadores para Ação Saberes Indígenas na Escola entram na reta final


Interessados em participar da seleção podem fazer inscrição na internet até 27 de junho. Inscrição para formação de professores indígenas alfabetizadores encerra dia 27 de junho de 2025 (Imagem ilustrativa)
Semed
Interessados em participar do processo de seleção para formação continuada de professores indígenas alfabetizadores, podem fazer inscrição exclusivamente online até sexta-feira (27). A Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem um núcleo na Universidade Federal do Oeste do Pará, que funciona no Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII). Esta é a segunda edição da ação na Ufopa.
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Para se candidatar é necessário atender aos seguintes critérios:
Ter experiência comprovada na área de formação de professores para atuarem em escolas indígenas;
Ter formação em áreas correlatas aos eixos do Programa;
Ter capacidade de elaborar materiais didáticos para uso nas escolas indígenas e materiais pedagógicos para uso dos professores cursistas;
Possuir titulação de graduação, especialista, mestre ou doutor.
O objetivo da ação é promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores, assim como a produção de material didático e paradidático.
O edital aponta os seguintes eixos para a seleção:
Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua;
Letramento e numeramento em língua portuguesa como segunda língua;
Letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional;
Conhecimentos e saberes indígenas;
Artes verbais indígenas;
Alfabetização científica;
História e geografia dos povos indígenas;
Etnomatemática.
Nesse processo de seleção, são disponibilizadas cinco vagas para formador da ASEI/Ufopa. Os interessados podem encaminhar currículo atualizado, carta de intenção e formulário de disponibilidade (anexos ao edital) para o e-mail [email protected] com o título do assunto: Processo Seletivo Formadores ASIE 2025.
Nesta edição, a ASIE/Ufopa vai trabalhar com formação continuada para 198 professores indígenas cursistas e orientador de estudo de seis territórios etnoeducacionais abrangidos pela Ufopa nos municípios de Santarém, Jacareacanga, Itaituba, Oriximiná, Belterra e Aveiro, situados na região Oeste do Pará.
A seleção visa a compor a equipe de trabalho para atuar junto aos orientadores de estudo e professores cursistas vinculados às escolas indígenas dos territórios etnoeducacionais Tapajós-Arapiuns, Munduruku e Ixamná. Os cursistas serão indicados pelas secretarias de Educação dos municípios.
Ação Saberes Indígenas na Escola
Criada em 2013 e coordenada no âmbito da Coordenação-Geral de Políticas Educacionais Indígenas, a Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) integra o eixo “Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas” do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013, e fomenta a formação continuada de professores indígenas que atuam na educação escolar indígena.
É desenvolvida em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal, os municípios e as instituições de ensino superior (IES) de cada território etnoeducacional, e baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade (com informações do Ministério da Educação).
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