
Além do Inmet, a Defesa Civil de SP também emitiu um comunicado para a mudança do tempo da região, diante da chegada de mais uma frente fria. Veja a previsão e orientações de cuidado. Confira a previsão do tempo nas cidades da região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes para a região do Vale do Paraíba.
O alerta foi emitido nesta segunda-feira (30) e é válido pelo menos até esta terça-feira (1º) para as cidades que compõem o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No período do alerta, há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
As cidades da região foram classificadas pelo instituto como amarelo no grau de risco. Esse é o menor grau na escala de gravidade. Veja:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Um segundo alerta foi emitido pelo órgão, informando que haverá queda nas temperaturas da região entre esta segunda e terça-feira. As temperaturas podem cair entre 3ºC e 5ºC.
Imagem de arquivo – Nuvens de chuva em Taubaté
Foto: Victor Cônsoli/g1
❄️ Frente fria
De acordo com a Defesa Civil, a chegada de uma nova frente fria terá frio intenso e baixa umidade para várias regiões do estado de São Paulo entre esta terça (1º) e quinta-feira (3). Por isso, a população deve redobrar atenção com grupos vulneráveis.
A Defesa Civil alerta que a Serra da Mantiqueira deve registrar as menores temperaturas do estado, com mínimas em torno de 8°C, especialmente durante a madrugada e início da manhã, devido à altitude e relevo acidentado.
No Vale do Paraíba, as mínimas previstas são de 13°C, com sensação de frio mais intensa em zonas rurais. Já no Litoral Norte, as mínimas devem ficar em torno de 16°C, com sensação térmica ampliada pela umidade e ventos do quadrante sul.
“Além do frio, destaca-se o declínio acentuado da Umidade Relativa do Ar, com índices podendo ficar abaixo dos 30%, patamar considerado crítico pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Essa condição, somada à vegetação mais seca, eleva o risco de queimadas e incêndios florestais”, alertou o órgão.
Diante do cenário previsto, a Defesa Civil do Estado orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente com idosos, crianças, pessoas com doenças respiratórias e em situação de rua.
🚨 Orientações de cuidado
A Defesa Civil recomenda evitar a exposição prolongada ao frio, manter-se hidratado e procurar abrigo em locais protegidos, além de evitar queimadas e fazer uso consciente da água.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, por haver leve risco de queda e descargas elétricas.
A recomendação também vale para os motoristas, que não devem estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina