
Caso ocorreu em um dos dias de menor temperatura do ano em Porto Alegre. As três receberam atendimento e foram encaminhados ao Departamento da Criança e do Adolescente (Deca). Crianças e adolescente são resgatados em situação de abandono em meio a onda de frio no RS
Duas crianças e uma adolescente foram resgatadas em situação de abandono e hipotermia pela Guarda Municipal de Porto Alegre na segunda-feira (30). O caso ocorreu em um dos dias de menor temperatura do ano na capital.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme a Guarda Municipal, pedestres que passavam pelo Centro Histórico, nas proximidades da Praça Montevidéu, perceberam a situação e acionaram os agentes. As crianças e a adolescente estavam em uma calçada e vestiam poucas roupas, segundo os relatos.
“A criança menor estava caída no chão, com o corpo tremendo, muco no rosto e queimaduras de frio nas mãos e face. Outra criança, também com sinais de hipotermia, estava encolhida em um canto. Ambas vestiam apenas uma calça e um casaco fino, insuficientes para protegê-las do frio intenso”, diz a GM.
A equipe levou as três resgatadas ao Departamento da Criança e do Adolescente (Deca). Não há detalhes sobre as circunstâncias que fizeram com que elas estivessem no local ou sobre seus responsáveis legais.
O RS está passando pela quarta onda de frio em 2025 e a segunda do inverno. As temperaturas estão cerca de 5ºC abaixo da média para o período.
Crianças e adolescente resgatadas estavam nas proximidades da Praça Montevidéu, em Porto Alegre
Alex Rocha/PMPA
VÍDEOS: Tudo sobre o RS