
Lançamento faz parte das comemorações de 10 anos da criação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Agência Amapá), órgão responsável pelo credenciamento das empresas. Produtos com a certificação do Selo Amapá
Governo do Amapá/Divulgação
Os empreendedores interessados em aderir ao Selo Amapá agora podem solicitar o serviço de forma online. O portal foi lançado nesta quinta-feira (3) como parte das comemorações dos 10 anos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), órgão responsável pelo credenciamento das empresas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp.
Acesse o portal
A ideia é facilitar o acesso desses empreendimentos e aumentar o número de produtos certificados. Além disso, a agência busca firmar a marca Selo Amapá como referência em produtos da Amazônia.
“O Selo Amapá é uma referência no Brasil dos produtos amazônicos, essa é uma denominação de origem. Então, hoje a gente está estabelecendo as bases tecnológicas para que a gente possa prover um acesso rápido, fácil, dinâmico para as empresas. No passado, esse cadastramento era um pouco mais moroso, era por papel, agora a gente faz tudo isso digitalmente para que, à medida que a gente consiga ter tudo isso estabelecido, a gente vai entrar para um novo parâmetro do Selo Amapá”, disse Wandenberg Pitaluga, diretor-presidente da Agência Amapá.
Na foto estão o governador e vice, diretor-presidente da Agência e uma funcionária do órgão
Mariana Ferreira/g1
Estão cadastradas no Selo 194 empresas, o que totaliza 1312 produtos produzidos na Amazônia amapaense. Estes materiais ganham destaque nas prateleiras dos supermercados e são validados com uma certificação que obedece a diversos processos, como forma de manter a qualidade.
Durante o evento de lançamento, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou o Selo como uma referência para a bioeconomia.
“Esses são produtos que levam o nosso Estado para outros lugares, isso faz com que o Estado fique conhecido, o que é muito importante também, pois gera economia, gera dinâmica econômica, gera emprego aqui no Amapá. Estamos falando do processo de produtos da biodiversidade do Amapá, transformados em bioeconomia. Então, ter uma plataforma digital que acompanhe esse desenvolvimento é muito importante. Não só acompanha, ela facilita a inclusão desses produtos, ela acompanha, ela garante a qualidade na certificação desses produtos”, disse o Governador.
Portal Selo Amapá
Criado em parceria com o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), o portal reúne o catálogo de empresas cadastradas e seus produtos. Além disso, mostra a equipe responsável pelo atendimento na Agência Amapá, e facilita o cadastro de novos usuários.
Anteriormente, o processo era feito de maneira manual, agora, o empresário interessado acessa o site e realiza o cadastro. (veja as fases do processo abaixo).
Submissão da documentação da empresa;
Análise da documentação pela Agência;
Visita ao estabelecimento;
Acesso o portal
O portal é visto como uma possibilidade de expansão dos negócios e crescimento econômico.
Uma das empresas que integram o bando do Selo Amapá, é Mangarataya, responsável pela produção de gengibirra desde 2018.
O empresário José Lucas Fonseca destaca que a empresa nasceu com o objetivo de levar a ancestralidade amapaense para outros mercados. Uma das conquistas foi a apresentação da bebida na Sial, maior feira de alimentos e bebidas da Ásia
“Nós participamos de uma feira na China, que é uma das maiores consumidoras de gengibre e cachaça do mundo, então aqui no Amapá juntamos os dois. Agora estamos na parte de legalização de documentos para começar fazer a essa venda para o exterior, e o Selo Amapá fortalece essa economia e ajuda nesse processo de exportação”, afirmou José.
A bebida feita à base de gengibre, açúcar e cachaça, tem íntima relação com a cultura negra, através do marabaixo, e foi reconhecida em lei, em 2019, como patrimônio cultural imaterial do Amapá.
Mangarataya existe desde 2018
Redes sociais/Mangarataya
Premiação selo Amapá entrega 300 vales-compra no valor de mil reais para sorteados
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: