
Conforme o Hospital de Câncer Alfredo Abraão, a laringe mecânica serve para ajudar o paciente a se comunicar, devolvendo qualidade de vida para aqueles que precisaram tirar o órgão por conta do câncer. Adalto José Wusch voltou a se comunicar após receber uma laringe eletrônica
Adalto José Wusch, de 51 anos, operador de máquinas, voltou a se comunicar após receber uma laringe eletrônica. O aparelho é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e auxilia na recuperação da fala de pacientes com câncer.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em alusão ao mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço, Julho Verde, o SUS realizou neste ano mais duas entregas do aparelho de fala. Ao todo, mais de dez pacientes já foram beneficiados com a tecnologia no estado.
Ao g1, a equipe médica informou que, após a entrega, os pacientes passam por uma fase de adaptação junto ao serviço de fonoaudiologia, que orienta sobre o ponto correto de uso, velocidade da fala, volume e tonalidade da voz produzida pelo aparelho.
“Adalto recebeu o aparelho no dia 1º. Ele é um paciente de Maracaju e foi submetido a um processo cirúrgico de laringectomia total em janeiro deste ano, por estar em um estágio mais avançado do câncer”, explicou o fonodiólogo Anderson Borges de Carvalho.
De acordo com o especialista, o uso da laringe mecânica melhora a comunicação dos pacientes que passaram por laringectomia. “Quando há retirada da laringe, também são removidas as cordas vocais. O paciente tenta falar, mas é difícil ser compreendido. A tecnologia facilita o diálogo, mesmo que o som seja um pouco robotizado”.
Adalto ainda está se adaptando ao aparelho, mas já percebe uma grande melhora na comunicação.
“Estou muito feliz, é muito bom. Porque antes muitas pessoas não entendiam”, disse o paciente.
Adalto José Wusch, de 51 anos, recebeu a laringe mecânica no início de julho de 2025
HCAA/Divulgação
Hospital entrega laringes eletrônicas a pacientes com câncer
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: