Jornada Animal oferece atendimento veterinário gratuito em Fernando de Noronha; tem até ‘odontólogo pet’


Evento vai até sábado (12) e conta com consultas, castrações, exames de imagem, além de odontologia e cardiologia. A expectativa é atender 200 animais. Ação é realizada pelo Projeto Pet Noronha em parceria com Administração da Ilha. Animais de Fernando de Noronha recebem atendimento cardiológico
A 2ª Jornada Animal está sendo realizada em Fernando de Noronha com atendimentos veterinários gratuitos para cães e gatos da ilha. A ação vai até sábado (12). Além das consultas e castrações, a programação oferece pela primeira vez exames cardiológicos, ultrassonografias e atendimentos odontológicos (veja vídeo acima).
O evento é promovido pelo projeto Pet Noronha, com apoio da Administração da Ilha e de voluntários. A expectativa é atender cerca de 200 animais até o fim da semana.
“A maior demanda tem sido por atendimentos odontológicos, que nunca haviam sido oferecidos na ilha. No atendimento geral, priorizamos animais com fraturas, tumores, câncer ou em idade avançada”, informou uma das organizadoras, Tammy Casagrande.
📲 Siga o perfil do Bom Dia PE no Instagram
Odontologia
Animais são sedados para trabalho odontológico
Ana Clara Marinho/TV Globo
A camareira Ana Lúcia Buarque levou a cadela para atendimento odontológico. “Ela vai verificar os dentinhos que estão um pouco estragados. Achei isso maravilhoso”, contou.
A dona de casa Alexiana Silva também levou o cachorro ao dentista veterinário. “Foi feita a remoção de tártaro. Foi a primeira vez que meu pet passou por um procedimento odontológico. Achei ótimo”, afirmou Alexiana.
O veterinário falou da importância da remoção de tártaro. “O tártaro é o principal problema bucal em cães e gatos. É uma doença crônica e, se não tratada, pode levar à perda total dos dentes”, explicou o veterinário Matheus Ferreira, especialista em odontologia animal.
Ultrassom e cardiologia
A condutora de visitantes Andresa Santos levou o gato para fazer uma ultrassonografia. “Ele foi atropelado no ano passado, teve fraturas expostas e uma pata ficou com sequelas. O exame vai ajudar a entender melhor o que aconteceu”, disse Andresa.
O taxista Luiz Bacelar Júnior levou o cachorro para uma revisão pós-cirúrgica. “Meu cão já fez uma cirurgia, mas continua com problemas na pata. Agora ele vai passar por um raio-X e pode precisar de uma nova operação. A jornada é fundamental, porque temos muita dificuldade para levar os animais ao continente”, relatou Bacelar.
Bacelar levou o cão para consulta
Ana Clara Marinho/TV Globo
O veterinário Edson Alves é responsável pelos exames de imagem e cardiologia e explicou o trabalho. “Esses exames, como o laudo cardiológico, ajudam na definição do protocolo anestésico para os animais que vão passar por cirurgia. É uma grande ajuda para os moradores e seus pets”, destacou o veterinário.
Saúde única
O Projeto Pet Noronha mobilizou onze veterinários voluntários para a ação. A iniciativa segue o conceito de ‘saúde única’, que considera o bem-estar dos animais, das pessoas e do meio ambiente.
“Cuidar dos animais também é uma forma de prevenir doenças que podem ser transmitidas entre eles, para os humanos ou para o meio ambiente. Com a saúde única, cuidamos de todos”, explicou a veterinária Ana Cláudia Araújo, coordenadora do Pet Noronha.
As inscrições para atendimento podem ser feitas no Núcleo de Vigilância Animal, na Vila do Trinta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.