
O francês conquistou a Copa do Mundo de 2018 com gol na final. É o capitão da seleção francesa e maior artilheiro da história do PSG, onde jogou e foi ídolo por 6 anos. Mbappé, do Real Madrid, vai enfrentar pela primeira vez o PSG, seu antigo clube
Reprodução/TV Globo
Nesta última semana de competição, a Copa do Mundo de Clubes tem quatro times, de quatro países, disputando o direito de sonhar com a finalíssima de domingo. A semifinal de quarta-feira (9) vai ser um clássico europeu – em que o francês Mbappé, do Real Madrid, vai enfrentar pela primeira vez o ex-clube dele: o PSG.
Os uniformes e material de trabalho são da França. O campo e a vista, de Nova York. É uma escolinha oficial da Federação Francesa de Futebol para crianças dos Estados Unidos. O treinador Cyril Coisne é torcedor do Paris Saint-Germain. Ele explicou que ele e muitas crianças de lá são fãs de Kylian Mbappé, ex-jogador do time, mas que entende a decepção de muitos torcedores do PSG com ele.
Mbappé nasceu e cresceu em Paris. Conquistou a Copa do Mundo de 2018 com gol na final. É o capitão da seleção francesa e maior artilheiro da história do PSG, onde jogou e foi ídolo por seis anos. Mas, em 2024, ele não quis renovar o contrato com o clube para realizar um sonho de criança: defender o Real Madrid, da Espanha. A relação com o PSG não acabou de forma tranquila, e o jogador está cobrando salários atrasados na Justiça.
Mbappé se tornou o atleta que mais fez gols pelo Real em uma temporada de estreia: foram 44 – o último, um golaço na classificação do time contra o Borussia Dortmund. Ele chegou doente aos Estados Unidos e, até aqui, não foi titular em nenhum jogo. Para o jovem espanhol Gonzalo García, que o substituiu no ataque do time, Mbappé é o melhor jogador do mundo.
“É incrível jogar ao lado dele”, afirma Gonzalo García.
A semifinal da Copa de Clubes será o primeiro reencontro de Mbappé com o Paris Saint-Germain. Apesar de agora o craque francês ser jogador do clube mais vitorioso do futebol, é o PSG que tem o time a ser batido na atualidade. O time francês venceu os três títulos que disputou na temporada – inclusive a Liga dos Campeões da Europa, conquista que falta na carreira de Mbappé. Para chegar na semifinal de clubes, o PSG passou pelo Bayern de Munique.
O treinador da escolinha não quis dar um palpite para o jogo de quarta-feira (9), mas disse que talvez Mbappé queira uma pequena revanche e, por isso, é importante ficar atento a ele.