
Jonathas Jesus dos Santos, de 32 anos, tinha mandado de prisão em aberto e é apontado como um dos gerentes do tráfico no Bairro da Penha e em São Benedito, na capital. Polícia prende liderança do tráfico no Bairro da Penha, em Vitória
Um traficante de 32 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (9), dentro de casa, em Vitória. Jonathas Jesus dos Santos, de 32 anos, conhecido como ‘Pavão’, é apontado pela polícia como um dos gerentes do tráfico de drogas nos bairros da Penha e São Benedito, na capital do Espírito Santo.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ao ser preso, Pavão riu e debochou dos policiais, dizendo que não deve permanecer muito tempo preso. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, reagiu.
“Independente da fraqueza do Código Penal, esse indivíduo será preso quantas vezes forem necessárias, porque nós temos o compromisso com a sociedade capixaba. Mesmo com essa questão do prende e solta, a Polícia Militar não irá esmorecer. […] Ele estava rindo em tom de deboche, mas vai ficar muito tempo preso. Espero que fique o máximo possível”, disse o coronel Douglas Caus.
Jonathas Jesus dos Santos, de 32 anos, conhecido como ‘Pavão’, foi preso em Vitória e debochou da PM. Espírito Santo.
TV Gazeta
Segundo a polícia, Pavão tem ligação direta com Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, traficante preso no ano passado, que por anos liderou o tráfico na região.
“Essa é uma prisão muito importante, de um indivíduo gerente do tráfico, pertencente ao Primeiro Comando de Vitória. Desde a prisão do Marujo, hoje não temos uma liderança que se autointitule máxima. Nós temos vários gerentes que se reúnem e tomam decisões coletivas”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus.
A prisão foi realizada durante uma operação conjunta da Polícia Militar e do Ministério Público do Espírito Santo. Após ser localizado, o traficante foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória.
Histórico de passagens pela polícia
Além do mandado de prisão em aberto por tráfico e associação para o tráfico, Jonathas também é investigado pelo MPES. Ele já havia sido alvo da Operação Caça Fantasmas, deflagrada em 2022, que colheu provas contra integrantes de uma facção criminosa que atua na região do Bairro da Penha.
Além da prisão de Jonathas Jesus dos Santos, de 32 anos, conhecido como ‘Pavão’, polícia também apreendeu drogas. Espírito Santo.
TV Gazeta
Pavão já foi preso por tráfico e homicídio em 2011, mas estava em liberdade desde 2015, por decisão da Justiça. Durante a operação desta quarta-feira, os policiais também apreenderam drogas em uma segunda residência, que estava vazia no momento da abordagem.
LEIA TAMBÉM:
Saída para entregar TV, sangue em carros, 6 presos: o que falta esclarecer sobre sumiço e morte de adolescente no ES
Servidora pública fica presa às ferragens em acidente com caminhão de prefeitura no ES
Advogada foragida por envolvimento em assalto milionário e tráfico é presa em sítio no ES
Outros alvos conseguiram fugir
Durante a mesma operação, a polícia tentou prender outros dois suspeitos de envolvimento com o tráfico, Washington Damazio da Silva e Rayner Rodrigues Silva, que conseguiram fugir.
Rayner é acusado pelo MPES de tentar matar policiais militares em janeiro deste ano, em uma ação no bairro São Benedito. Na ocasião, segundo a denúncia, ele estava armado, atirou contra policiais e lançou uma granada contra os militares.
O suspeito teria publicado ameaças ao comandante da PM em suas redes sociais.
“É um indivíduo que vamos caçar todos os dias e, se ele reagir, é bom ele prestar atenção porque já deve estar cheirando a formol. Quem taca uma granada contra os policiais e ameaça o comandante é um psicopata. E para esse indivíduo que enfrenta a PM, é bom ele cheirar as axilas porque o cheiro do formol deve estar subindo”, afirmou o comandante.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo