
Sindicato confirmou a morte de um trabalhador após confronto entre manifestantes e agentes de imigração. Operação ocorreu em fazendas legalizadas no interior da Califórnia. Pessoas se abraçam do lado de fora da Glass House Farms, um dia após uma operação de imigração na propriedade, na sexta-feira, 11 de julho de 2025, em Camarillo, Califórnia
AP/Damian Dovarganes
Um trabalhador agrícola morreu após se ferir durante uma operação de agentes de imigração na Califórnia, nos Estados Unidos. A ação aconteceu em uma fazenda de maconha que opera legalmente. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo o sindicato agrícola United Farm Workers, houve confronto entre manifestantes e agentes da imigração durante a batida.
“Lamentamos confirmar que um trabalhador agrícola faleceu por causa dos ferimentos sofridos durante a operação de controle de imigração realizada ontem [quinta-feira]”, informou o sindicato.
A organização não deu mais detalhes sobre as circunstâncias da morte do trabalhador. A United Farm Workers afirmou que alguns trabalhadores americanos estão desaparecidos.
A operação ocorreu em Carpinteria e Camarillo, duas localidades rurais do condado de Ventura — a cerca de 110 km de Los Angeles. Mais de uma fazenda foi alvo da batida.
Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas durante a operação e os protestos, segundo Andrew Dowd, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Condado de Ventura. Oito foram levadas a hospitais e quatro receberam atendimento no local.
Quatro cidadãos americanos foram presos por “agredir ou resistir aos agentes”, segundo o governo dos EUA. As autoridades oferecem uma recompensa de US$ 50 mil por informações que levem à prisão de uma pessoa suspeita de ter atirado contra os agentes federais.
A mãe de um trabalhador americano disse que o filho ficou detido por 11 horas em uma das fazendas. Segundo ela, os agentes tomaram os celulares dos funcionários, forçaram alguns a apagar vídeos e marcaram as mãos dos homens com tinta para identificar seu status migratório
O Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) afirmou em comunicado que os agentes federais “detiveram cerca de 200 estrangeiros em situação irregular nos dois locais”. As autoridades afirmaram ainda ter encontrado 10 crianças estrangeiras.
Durante a operação, segundo o DHS, mais de 500 pessoas “tentaram interromper o trabalho” dos agentes.
LEIA TAMBÉM
Homem é preso após ameaçar Trump e postar foto com rifle: ‘Eu não vou errar’
Acidente com a Air India: fornecimento de combustível para os motores foi cortado pouco antes de avião cair, aponta investigação
A mãe ‘trumpista’ detida em batida de imigração que ainda apoia deportações do presidente
Vídeos em alta no g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1