
Reconstituição com veículos antigos e modelos de papamóveis relembra o cortejo do pontífice, que veio a Fortaleza no dia 9 de julho de 1980. Desfile de carros antigos celebra 45 anos da visita do papa João Paulo II ao Ceará
Há 45 anos, Fortaleza recebia a única visita do papa João Paulo II, quando o pontífice participou de um evento no estádio Castelão. Um desfile de automóveis antigos celebra esse momento histórico, reconstituindo o cortejo do papa neste sábado (12) em programação realizada pelo Museu do Automóvel do Ceará.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O evento “Especial Os Papamóveis” reúne veículos de colecionadores na mesma formação original do cortejo do papa João Paulo II pelas ruas de Fortaleza em 1980. O desfile inclui batedores em motocicletas grandes, carros, ônibus e landau de luxo.
A programação é gratuita e aberta ao público a partir das 16 horas, no Museu do Automóvel do Ceará (Av. Chanceler Edson Queiroz, 97 – Guararapes).
Figurantes e papamóveis
Papa João Paulo II em visita ao estádio Castelão no dia 9 de julho de 1980, em Fortaleza
Reprodução/TV Verdes Mares
Três figurantes representam pontífices da Igreja Católica para o desfile dos papamóveis. Um deles representará o papa João Paulo II, em um Fiat Campagnola dos anos 80 (veja vídeo acima).
Conforme informações do Museu do Automóvel, este é o mesmo modelo de veículo usado pelo pontífice quando sofreu o atentado na Praça São Pedro, em 1981, no Vaticano.
O desfile conta também com um figurante do papa Francisco. O papa argentino é representado no evento desfilando em um modelo Fiat Idea, modelo utilizado por ele na visita ao Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude.
Um veículo considerado raro também representa, no desfile, um dos primeiros papamóveis adotados pela Igreja após a utilização das carruagens papais. É o Fiat 525, levando o figurante do papa Pio XI.
No evento, o público também pode apreciar as coleções de miniaturas de veículos exibidas pelos parceiros do grupo Ceará Colecionadores.
A visita do papa João Paulo II
Visita do papa a Fortaleza: assista à reportagem da TV Verdes Mares de 1980
Em 1980, o papa João Paulo II fez a sua visita a Fortaleza para participar do 10º Congresso Eucarístico Nacional, a convite do então arcebispo Dom Aloísio Lorscheider. Cerca de 120 mil católicos estiveram no evento, realizado na atual Arena Castelão.
Ao desembarcar na capital cearense pela manhã, o pontífice repetiu um gesto simbólico: ele beijou o chão em sinal de humildade e amor ao local que visitava. Uma multidão se deslocou para as ruas por onde ele passaria no trajeto até o estádio.
Em torno do Castelão, a movimentação de fiéis começou ainda na madrugada anterior. Quase 100 pessoas ficaram feridas e três mulheres morreram durante um tumulto para a abertura dos portões.
Antes do sermão no evento, João Paulo II recebeu uma homenagem do cantor Luiz Gonzaga, que cantou uma música autoral agradecendo a sua presença.
Na homilia, o papa partilhou sobre a felicidade plena em Deus e rezou pelo fim das desigualdades sociais no Brasil, além da prosperidade de todos os cristãos.
“Que esta Nação possa prosperar sempre espiritual, moral e materialmente, animada com aquele espírito fraterno, que Cristo veio trazer ao mundo. Desapareçam ou se reduzam gradativamente ao mínimo, no seu interior, as diferenças entre regiões dotadas de particular bem-estar material e regiões menos afortunadas. Desapareçam a pobreza, a miséria moral e espiritual, a marginalização, e que todos os cidadãos se reconheçam e se abracem como autênticos irmãos em Cristo”, proferiu o papa João Paulo II em Fortaleza.
Nove anos depois de sua morte, o papa foi canonizado, passando a ser “São João Paulo II” em 27 de abril de 2014. O milagre que o tornou santo foi a cura de uma lesão cerebral grave em Floribeth Mora, da Costa Rica.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: