Frio, férias e eventos impulsionam turismo em Poços de Caldas no mês de julho


Cidade do Sul de Minas registra lotação em hotéis e expectativa de aumento de até 30% no setor de bares e restaurantes. Mês responde por 16% do fluxo turístico anual. Frio de julho atrai 16% dos visitantes de todo o ano em Poços de Caldas
Com a chegada do inverno e o recesso escolar, Poços de Caldas (MG) vive um dos períodos mais movimentados do ano. O mês de julho representa sozinho 16% de todo o fluxo turístico anual da cidade, segundo a empresa responsável pela administração dos pontos turísticos do município.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A combinação de clima frio, eventos esportivos e culturais e as tradicionais férias escolares têm atraído visitantes de diversas regiões do país. “O pessoal gosta sempre do mês de julho, e com esse friozinho, os hóspedes estão gostando de vir para Poços de Caldas. É um mês bem atrativo, com bastante eventos”, comentou o gerente Marcelo Diogo de Oliveira.
A rede hoteleira já sente os efeitos positivos da alta temporada. Em um dos hotéis visitados pela reportagem, a ocupação chegou a 100% neste fim de semana. A expectativa do setor é manter o alto índice até o fim do mês, impulsionado pela programação de férias e pelo calendário de eventos que movimentam a cidade.
Boa parte dos turistas vem do interior de São Paulo. É o caso da Meire Calderari Cirulli, moradora de Limeira, que visita Poços todos os anos com a família.
“A cidade é maravilhosa, maravilhosa, o clima é bom. Gostamos muito das lojinhas, que a gente passeia bastante. Enfim, é uma data que a gente espera todo ano para vir para cá,” contou a empresária.
Frio, férias e eventos impulsionam turismo em Poços de Caldas no mês de julho
EPTV/Reprodução
Outro grupo veio de Americana (SP) para participar de uma competição de basquete, que reúne mais de 500 jovens atletas. Muitos deles estão acompanhados por familiares, que aproveitam a viagem para conhecer os atrativos locais. “É uma delícia! Eu gosto muito da cidade, a gente acha ótimo poder juntar as duas coisas”, disse Milene Rigue Fiorotto.
Além das belezas naturais e do charme das montanhas mineiras, a gastronomia também é um grande atrativo. Restaurantes e bares já projetam um aumento de até 30% no faturamento em comparação a julho de 2024.
“Esse tipo de turista que vem visitar Minas e entra por aqui, já entra querendo conhecer a nossa culinária, querendo comer a culinária mineira, que é uma das culinárias melhores do mundo. Então nós esperamos que esse julho seja ainda mais forte do que os outros”, conta Gina Carneiro, empresária no setor de restaurantes.
Restaurantes e bares de Poços já projetam um aumento de até 30% no faturamento em comparação a julho de 2024
EPTV/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.