Após morte de traficante, Morro dos Macacos tem final de semana violento


Há meses, traficantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) disputam, a tiros, o controle do tráfico de drogas na comunidade que fica em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Policiamento é reforçado no Morro dos Macacos após final de semana de confrontos
O fim de semana foi marcado por violência em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, após a morte de um traficante do Morro dos Macacos, durante uma operação da Polícia Militar. O policiamento foi reforçado na região.
Desde a última sexta-feira (11), há registros de tiroteios no bairro. Na manhã desta segunda-feira (14), a situação se repetiu: pouco depois das 7h, moradores relataram novos confrontos na comunidade.
Há meses, a região é palco de uma disputa entre integrantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) disputam, a tiros, o controle do tráfico de drogas na região.
O Morro dos Macacos está sob domínio do Leandro Nunes Botelho, conhecido como Scooby-Doo, do TCP.
Do outro lado está o Morro São João, em Engenho Novo, controlado pela facção rival, que busca expandir sua influência sobre a favela dominada pelo TCP. Apesar da escalada de violência, intensificada no final deste ano, a área é alvo de investidas do Comando Vermelho desde 2023.
Isso porque o Morro dos Macacos é considerado estratégico para o CV nas guerras por território, por oferecer acesso, por meio da Floresta da Tijuca, à Zona Oeste. Além disso, é fundamental para a criação de um “cinturão do tráfico” no Rio, interligando as comunidades da Tijuca já controladas pelo CV.
📸Clique aqui e siga o perfil do RJ1 no Instagram!
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.
Segundo relatos de moradores, a sexta-feira foi o dia mais tenso. Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para reforçar a segurança após informações sobre um novo ataque.
Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, o Titauro, de 25 anos, foi morto pela PM
Reprodução
Durante a ação, de acordo com a PM, os policiais foram recebidos a tiros. Um dos homens apontados como chefe do tráfico no Morro dos Macacos foi baleado e morreu. O túnel Noel Rosa chegou a ficar fechado.
O criminoso foi identificado como Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, conhecido como “Titauro”, de 25 anos. Ele era ligado ao TCP, mas teria migrado para o Comando Vermelho no início de 2024, passando a liderar invasões na comunidade.
Segundo a Polícia Civil, Titauro tinha 60 anotações criminais e era considerado foragido da Justiça.
Na manhã desta segunda-feira, o Globocop sobrevoou a região e flagrou viaturas da PM posicionadas em diversas ruas do bairro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.