Queima da palha da cana está proibida durante o dia em SP


Queima da palha da cana está proibida durante o dia em SP
Divulgação/Semil-SP
Está proibida, em todo o estado de São Paulo, a queima da palha da cana-de-açúcar entre 6h e 20h. A restrição vale até 30 de novembro. Em dias de umidade relativa do ar abaixo de 20%, a prática será suspensa completamente, em qualquer horário do dia. O monitoramento será feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Itapetininga, no interior paulista, possui cerca de 5 mil hectares de cana-de-açúcar plantados, de acordo com o último levantamento da safra 2023/2024 do IBGE. O estado de São Paulo tem 5,4 milhões de hectares plantados e lidera a produção nacional de cana.
A medida integra uma resolução da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e vale para todo o setor sucroenergético, inclusive para produtores que já possuem autorização.
Esse tipo de controle é fundamental para proteger a qualidade do ar, especialmente em momentos mais críticos. A queima em condições de baixa umidade contribui diretamente para o aumento da poluição e de focos de incêndio, afirma Adriano Queiroz, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb.
Segundo a resolução, mesmo fora do período de estiagem, entre dezembro e junho, a queima também poderá ser temporariamente restringida. Se a umidade ficar entre 20% e 30% por dois dias seguidos, a prática será permitida apenas no período noturno, entre 20h e 6h.
Queima da palha está perto do fim
A queima da palha da cana já foi comum no estado, atingindo o equivalente a 1,5 milhão de campos de futebol por safra no auge, em 2010. Desde então, a prática está em queda acelerada. Na safra 2023/2024, foram autorizados menos de mil hectares, uma redução de mais de 99,9%.
A meta do governo é eliminar totalmente o uso do fogo até 2030, mesmo nas áreas de exceção, como regiões com declive acentuado ou pequenas propriedades onde a mecanização ainda não é viável. Mesmo nesses casos, a autorização precisa ser solicitada com pelo menos 96 horas de antecedência.
Confira os destaques do g1:
Incêndio atinge retífica de autopeças em Jaú e deixa bombeiro ferido no combate às chamas
Incêndio em secador de grãos mobiliza Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em Taquarituba
Casa pega fogo e mobiliza bombeiros e equipes da Defesa Civil em Timburi
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.