
Trump defende Bolsonaro: ‘Não é como se ele fosse meu amigo, é alguém que eu conheço’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (15) que anunciou as tarifas de 50% sobre a importação de produtos brasileiros porque “pode fazer isso” e quer “dinheiro entrando” no país.
A justificativa, vista como vaga, veio após jornalistas questionarem o republicano sobre a maior taxa anunciada até o momento, em uma lista de mais de 20 países que deverão enfrentar tarifas de importação nos EUA a partir de 1º de agosto.
“Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais conseguiria”, disse Trump no gramado da Casa Branca. “Temos tarifas em vigor porque queremos tarifas e queremos o dinheiro entrando nos EUA”, acrescentou.
Em carta endereçada ao presidente Lula (PT) na última quarta-feira (9), Trump argumentou que irá elevar a taxa do Brasil em 50% por ter uma relação comercial “injusta” com o Brasil. Os dados oficiais, no entanto, mostram que os norte-americanos são superavitários na balança comercial.
Além disso, ele citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em atualização.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com membros da imprensa no gramado da Casa Branca, em Washington, D.C., em 18 de junho de 2025.
Reuters/Kevin Lamarque