Vampetaço x Tarifaço: entenda trend brasileira que enche redes de Trump e apoiadores com fotos do jogador


Post com foto do Vampeta
Reprodução/X
As redes sociais do presidente dos Estados Unidos, de apoiadores dele e do governo estão cheias de comentários de brasileiros publicando uma famosa foto do ex-jogador de futebol Vampeta posando nu para a revista “G Magazine”, em 1999.
A maioria delas são montagens do jogador mensagens cobrindo o órgão genital. Por exemplo, um círculo branco com o texto: Trump is on Epstein’s list (Trump está na lista do Epstein). Veja as montagens mais abaixo.
📌 Essa sequência de comentários é conhecida como “vampetaço”, movimento nas redes sociais que acontece quando os internautas querem irritar alguém ou criticar alguma situação que pode afetar o Brasil.
🧑‍🏫”Vampetaços” já aconteceram, por exemplo, em brigas de fãs de participantes do BBB e de torcidas de futebol. Outro alvo de “vampetaço” foi Elon Musk, após criticar o STF, em 2024.
Nesse caso, as publicações atingiram principalmente em um post do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), reforçando as ameaças de Trump ao Brasil.
O ator americano Rob Schneider (de “Gigolô por acidente”), apoiador de Trump, também foi alvo de “vampetaço” após falar sobre a situação entre EUA e Brasil.
Veja alguns exemplos abaixo:
Post com foto do Vampeta
Reprodução/X
Post com foto do Vampeta
Reprodução/X
Post com foto do Vampeta
Reprodução/X
Post com foto do Vampeta
Reprodução/X
Adicionar aos favoritos o Link permanente.