
Obra no aeroporto de Fernando de Noronha é ampliada para turno diurno
A recuperação do aeroporto de Fernando de Noronha passou a ser feita também durante o dia. Inicialmente, os serviços ocorriam apenas à noite (veja vídeo acima). A mudança aconteceu após dois aviões atolarem no pátio em menos de uma semana.
O primeiro caso foi em 22 de junho, quando um avião da Azul atolou antes de decolar. No dia 29, uma aeronave da Gol também ficou presa após o asfalto ceder.
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Avião atolou após asfalto ceder na pista do aeroporto de Fernando de Noronha
Arquivo pessoal
Depois da cobrança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) iniciou uma obra emergencial para recuperar o pátio de estacionamento do aeroporto. A manutenção definitiva também foi retomada no dia 8 de julho.
A Anac restringiu as operações no aeroporto: proibiu o aumento no número de voos, limitou a circulação a uma aeronave por vez e suspendeu voos com jatinhos e aviões de pequeno porte.
Possíveis punições
A agência determinou que a recuperação definitiva do pátio de aeronaves deve ser concluída até 15 de agosto. Se o prazo não for cumprido, o número de voos será reduzido em 10%.
A Anac também exigiu que a recuperação das pistas de táxi A e B — que ligam a pista principal ao pátio — seja finalizada até 15 de setembro. Caso contrário, haverá nova redução de 10% no total de voos.
A obra final da pista de pouso e decolagem tem prazo até 31 de março de 2026. Se houver atraso, o número de pousos e decolagens será reduzido em 30%.
O diretor da Dix, concessionária do aeroporto, Samuel Prado, informou que os serviços passaram a ser feitos também durante o dia desde sábado (13), para acelerar a obra.
“Liberamos o trabalho diurno no pátio porque a área está sem uso desde os incidentes. Isso deve agilizar a obra”, disse Prado.
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O que diz o governo
Procurada pelo g1, a Semobi não comentou sobre as punições previstas pela Anac, caso os prazos não sejam cumpridos. Em nota, informou apenas que a nova fase das obras começou no dia 8 de julho e tem como objetivo a requalificação do Aeroporto Governador Carlos Wilson. A nota disse ainda:
As obras estão sendo realizadas a todo vapor, com o objetivo de otimizar o tempo de execução e entrega da requalificação do aeroporto.
A intervenção se concentra no pátio de taxiamento e estacionamento de aeronaves, área essencial para garantir mais segurança, agilidade e eficiência nas operações do terminal. Também será realizada a recuperação da pista de taxiamento Alfa, reforçando a estrutura aeroportuária da ilha e as obras de recuperação no taxiamento bravo, que há mais de dez anos não estava em funcionamento.
As obras seguem dentro do cronograma planejado pela Semobi e terão sua finalização dentro do prazo previsto pela Agência Nacional de Aviação Civil.
Proibição Anac
Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aerojatos no aeroporto da ilha por conta dos buracos e fissuras na pista.
Com a proibição, a Azul passou a operar com aviões menores, do modelo ATR. Já a Gol suspendeu os voos para a ilha. Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota, também com aeronaves ATR, mas teve as operações suspensas em todo o país em março de 2025, por decisão da Anac.
A obra de requalificação do aeroporto, estimada em R$ 60 milhões, começou em setembro de 2024. Após atrasos, a primeira etapa foi finalizada em março deste ano, quando os aviões de grande porte retornaram à ilha.
O serviço é executado pela Semobi. A primeira fase incluiu a reforma do eixo central da pista, que tem 1.845 metros de extensão.
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