Câmeras com inteligência artificial ajudam a prender 10 menos de 12h no ES


Dez criminosos são presos em um único dia com ajuda de câmeras com reconhecimento facial
Em menos de 12 horas, dez foragidos da Justiça foram presos na Grande Vitória, com a ajuda da tecnologia que usa inteligência artificial para fazer reconhecimento facial. A marca foi alcançada na na última terça-feira (15). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foi o maior número de prisões realizadas em um único dia desde o início da operação do sistema, em setembro do ano passado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Entre os detidos estão procurados por crimes como roubo, homicídio, tráfico de drogas, estupro, furto e inadimplência de pensão alimentícia. As abordagens aconteceram entre 5h50 e 17h15, nos municípios da Serra e Vila Velha.
Com essas prisões, o sistema soma agora 250 foragidos localizados com auxílio da tecnologia.
Galerias Relacionadas
Informações sobre os capturados:
5h58 – Vila Velha: Albérico Souza Santos, 57 anos. Mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido pela 1ª Vara Criminal, Juri e Execuções Penais de Ipiau, Bahia.
8h12 – Serra: Eder Siqueira Rocha, 37 anos. Mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido pela Vara Criminal de Vilhena, Rondônia.
8h43 – Vila Velha: Eden Ferreira Rodrigues, 28 anos. Mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.
9h56 – Serra: Flavio da Silva Neves, 53 anos. Mandado de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e furto, expedido pela 2ª Vara Criminal de Linhares.
10h15 – Serra: Ualaf da Cruz Xavier, 31 anos. Mandado de prisão pelos crimes de roubo e uso de identidade falsa, expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.
10h30 – Serra: W.B.F.V., 45 anos. Mandado de prisão civil, por dívida de pensão alimentícia, expedido pela 1ª Vara de Família da Serra.
10h35 – Serra: F.N.S., 37 anos. Mandado de prisão civil, por dívida de pensão alimentícia, expedido pela Vara Única de Ibatiba.
10h55 – Serra: Kevenym Pacheco da Silva, 30 anos. Mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.
16h59 – Serra: Gezandro Mota de Ramos, 38 anos. Mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela 1ª Vara Criminal de Barra de São Francisco.
17h17 – Vila Velha: Aldo Rosa, 39 anos. Mandado de recaptura pelo crime de homicídio, expedido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha.
Os dois homens presos por dívida de pensão alimentícia não tiveram as identidades divulgadas.
Como funciona o reconhecimento facial
O sistema utiliza inteligência artificial para identificar rostos e cruzar as imagens com os bancos de dados da Segurança Pública. Quando há mais de 90% de compatibilidade, o alerta é enviado a uma central, onde um policial faz a verificação manual.
Confirmada a existência de um mandado de prisão, uma equipe é enviada ao local para fazer a abordagem. Todos os dez presos na última terça passaram por esse processo e, após os trâmites legais, foram encaminhados ao Sistema Prisional.
Na foto abaixo, um exemplo, da imagem registrada pela câmera (esquerda) e da foto do foragido no sistema da polícia (direita), com 92.97% de compatibilidade. Após o alerta do sistema, a abordagem foi realizada e Kevenym Pacheco da Silva, 30 anos, foi preso.
Kevenym Pacheco da Silva, 30 anos, tinha mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas e foi preso após ser identificado por uma câmera com reconhecimento facial. Espírito Santo.
Sesp/ES
O reconhecimento facial faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O governador Renato Casagrande (PSB) comemorou os resultados nas redes sociais nesta quarta-feira (16).
“Em um único dia o reconhecimento facial ajudou a fazer a prisão de dez foragidos da Justiça e com isso chegamos a 250 prisões com ajuda desta tecnologia. É o Estado Presente com tecnologia, prevenção e resposta rápida”, disse.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: carro invade contramão e arremessa motociclista no ES
Servidor público é preso por transportar drogas em carro oficial de prefeitura no ES
Justiça determina prisão de réus suspeitos de ajudar presos no ES e fazer parte de facção criminosa
Presos do ES e de outros estados
Entre os 250 mandados cumpridos com a ajuda do reconhecimento facial, os crimes mais comuns são tráfico de drogas (21%), roubo (16%) e homicídio (11%). Também foram localizados suspeitos por furto, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, estupro, entre outros.
Do total, 18 eram foragidos de outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Alagoas, São Paulo, Bahia, Paraíba e Rondônia.
Eder Siqueira Rocha, de 37 anos, tinha mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido pela Vara Criminal de Vilhena, Rondônia, e foi preso na Serra, Espírito Santo.
Sesp/ES
As câmeras com a tecnologia estão presentes em locais e prédios públicos, dez terminais do Transcol e 500 ônibus da frota, ampliando a capacidade de vigilância e resposta das forças de segurança do Estado.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.