HLA Diagnóstico é peça-chave nos transplantes de órgãos e medula no Brasil


Referência nacional em exames de histocompatibilidade para transplantes de órgãos e medula óssea, o HLA Diagnóstico tem papel estratégico na saúde pública brasileira. O trabalho do laboratório é fundamental para a realização segura de procedimentos de alta complexidade, e na Paraíba, o HLA se destaca pela excelência no serviço prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
Com quase 30 anos de atuação, o HLA Diagnóstico reforça o protagonismo da Paraíba no cenário da saúde pública de alta complexidade.
Samuel Santos
Apesar do nome técnico, a histocompatibilidade desempenha um papel essencial em um dos procedimentos mais delicados e aguardados por milhares de brasileiros, o transplante de órgãos. Antes que um rim, pâncreas, coração ou medula óssea possa ser transplantado, é fundamental verificar se há histocompatibilidade entre o doador e o receptor. Essa análise é o que permite reduzir significativamente o risco de rejeição pelo organismo, sendo um fator decisivo para o sucesso e a longevidade do transplante.
“A atuação de um laboratório de HLA é importantíssimo. Não existe transplante seguro sem exames de histocompatibilidade. Cada análise feita aqui representa uma nova esperança para quem está na fila à espera de um órgão sólido ou uma medula”, afirma o Dr. Glauco Willcox CEO do HLA.
Ciência com propósito e raízes regionais fazem a HLA.
Samuel Santos
Fundado há quase três décadas, o HLA Diagnóstico foi o primeiro laboratório na rede privada do Nordeste especializado em histocompatibilidade e imunogenética. Com unidades em João Pessoa e Recife, o laboratório realiza análises que determinam a histocompatibilidade entre doadores e receptores de órgãos e tecidos.
“Se existe algo que entusiasma e gratifica é trabalhar na área de imunogenética, tive o privilégio de com toda a nossa equipe dar os primeiros passos implantando o HLA Diagnóstico em João Pessoa“, destacou o Dr. Glauco Willcox, CEO do HLA.
Atualmente, cerca de 95% dos exames realizados pelo HLA são destinados à rede pública de saúde. Isso significa que o trabalho do laboratório atende diretamente pacientes do SUS em todo o país, com forte presença no Norte e Nordeste. O credenciamento junto ao Ministério da Saúde e à Associação Brasileira de Histocompatibilidade Imunogenética (ABHI) exige o cumprimento de protocolos rigorosos, com uso de tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados em biomedicina, imunologia e genética. Todo o processo é monitorado com critérios de rastreabilidade e controle de qualidade, assegurando a confiabilidade dos laudos emitidos.
A HLA conta com equipe técnica capacitada e em constante atualização.
Samuel Santos
“O laboratório realiza exames como tipagem HLA, prova cruzada virtual e real, PRA, entre outros exames de grande relevância para o transplante. Sem esse suporte técnico, o processo simplesmente não acontece com a segurança necessária”, explica Dra Elizabeth Lima Biomédica, responsável pela operação do HLA.
Além do impacto nacional, o HLA reforça o protagonismo da Paraíba no cenário da saúde pública de alta complexidade. Com quase 30 anos de atuação, o HLA Diagnóstico representa a união entre ciência, compromisso social e valorização regional. Um exemplo de como a Paraíba pode estar à frente, salvando vidas e levando esperança a milhares de brasileiros.
Para saber mais sobre o trabalho do HLA Diagnóstico, acesse: hladiagnostico.com.br.
Responsável técnico Dr. Glauco Willcox — CRBM 0289
Adicionar aos favoritos o Link permanente.