Jornalista recebe cerca de 65 ligações de marketing em um dia: ‘números são infinitos e importunação sem controle’; saiba como bloquear


Jornalista recebe cerca de 65 ligações de marketing em um dia
Arquivo Pessoal/Genuína Ramos
A jornalista Genuína Ramos enfrentou constantes interrupções ao longo da segunda-feira: foram cerca de 65 ligações de telemarketing em intervalos de poucos minutos. “Esses números são infinitos, é uma importunação sem controle”, desabafou ao g1.
A maioria das ligações, segundo a percepção da jornalista, é feita por empresas de telefonia, operadoras de cartão de crédito ou bancos digitais. Ela contou que a situação atrapalha o trabalho, quando é interrompida pela chamada ou enquanto espera uma ligação importante, por exemplo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Atrapalha em tudo. Pelo que percebi, é um sistema que liga a cada cinco minutos. Eu até atendo alguns, mas geralmente a ligação cai ou já entra direto em uma gravação”, contou.
“Nenhuma [dessas ligações] respeita o cidadão. A nós, resta passar o dia recusando, despachando, ignorando e perdendo tempo, porque não existe nada que nos proteja desses abusos”, completou.
Plataforma bloqueia chamadas de telemarketing
Desde 2019, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telecomunicações disponibiliza a plataforma “Não Me Perturbe”, que dá aos usuários a opção de bloquear chamadas abusivas de telemarketing.
Genuína disse que até conhecia a plataforma, mas nunca havia acessado. “Conheço pessoas que se cadastraram e consideram que não fez muita diferença. Mas agora vou ingressar em tudo”, declarou.
Isso acontece porque apenas os maiores bancos e empresas de telecomunicações aderiram ao programa da Anatel. Empresas de vendas, marketing e até golpistas ignoram o cadastro no “Não Me Perturbe”.
LEIA TAMBÉM: ‘Não Me Perturbe’ não funciona? Por que pessoas recebem ligações de telemarketing mesmo inscritas no serviço
E eles ainda evitam possíveis punições da Anatel ao falsificar o número e o endereço que aparecem no identificador de chamadas. Essa prática é chamada de spoofing.
A plataforma é eficiente na aplicação para as operadoras tradicionais de telecomunicações brasileiras, e também para os call centers brasileiros sérios e de grande porte, mas há caminhos alternativos que vêm de fora e acabam pulando esses filtros.
Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.