
Tripulantes de catamarã que chocou com barco de pesca são resgatados em Itaparica
A cidade de Salvador e o destino turístico de Morro de São Paulo, localizado na Ilha de Tinharé, em Cairu, ficam a 64 km de distância. Viagens diárias de catamarã são feitas entre os dois locais. Em uma delas, na terça-feira (22), um acidente fez a embarcação ficar à deriva na Baía de Todos-os-Santos.
O acidente aconteceu com a embarcação Morro de São Paulo, da empresa Biotur, uma das que oferecem o transporte para chegar e sair do destino turístico. Na ocasião, o catamarã bateu em um barco de pescadores e teve danos. Quando a água começou a entrar na embarcação, os passageiros foram orientados a vestir coletes e entrar em botes salva-vidas.
LEIA TAMBÉM:
Casal que ficou à deriva em catamarã na Bahia viajou para lua de mel em Morro de São Paulo: ‘Foi desesperador’
Para chegar em Morro de São Paulo, os turistas que saem de Salvador têm três opções de transporte: táxi aéreo, travessia semi terrestre e travessia direta de catamarã. O acidente ocorreu justamente nesta última modalidade, em que os turistas saíram de Morro de São Paulo com destino a Salvador em um percurso que dura 2h30.
Segundo informações da Biotur, a embarcação envolvida no acidente comporta 131 passageiros, mas transportava apenas 97 no momento do acidente. Com comprimento total de 21 metros, o catamarã pode chegar a velocidade de 18 a 22 Nós (cruzeiro).
O catamarã ainda conta com serviço de bar e serviço de bordo. O transporte opera diariamente, com duas viagens: uma em direção ao destino turístico e outra de volta a capital baiana. Confira:
9h – Salvador para Morro de São Paulo
Saída: Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador
Chegada: Morro de São Paulo
Valor: R$ 152,51
11h30 – Morro de São Paulo para Salvador
Saída: Morro de São Paulo
Chegada: Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador
Valor: 138,71
Catamarã Morro de São Paulo
Biotur
Conforme a Marinha, a empresa do catamarã envolvida no acidente está regularizada e tem autorização para realizar o transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo.
Em nota, a empresa Biotur informou que na terça-feira a embarcação saiu de Morro de São Paulo às 11h30, com previsão de chegada em Salvador às 13h40. Aproximadamente 1h20min após o início da viagem, houve um incidente com outra embarcação
A partir disso, foi feita a evacuação do catamarã de forma controlada, com o uso correto dos coletes salva-vidas e embarque em balsas. A Capitania dos Portos foi acionada imediatamente e embarcações de apoio foram mobilizadas para o resgate.
Desde o desembarque, a Biotour tem prestado assistência integral aos passageiros, oferecendo acolhimento, transporte e todo o suporte necessário.
Outros acidentes
Em 2025, pelo menos outros três acidentes envolvendo embarcações foram registrados. Em um deles, um empresário morreu e outras quatro pessoas tiveram ferimentos graves e precisaram ficar internadas. Relembre:
7 de abril
Duas lanchas que faziam travessia entre Morro de São Paulo e a cidade de Valença baterem de frente na Ilha da Coroa, na praia da Gamboa, vilarejo que pertence ao município de Cairu.
A vítima foi identificada como o empresário Gustavo Veloso. Ele trabalhava como gerente do restaurante Sambass Café, localizado na Segunda Praia de Morro de São Paulo, e voltava para casa, em Valença.
Muitos turistas e moradores usam esse serviço e as lanchas costumam parar na localidade da Gamboa, onde ocorreu o acidente, antes de seguirem para o destino final.
8 de maio
Duas pessoas ficaram feridas após uma lancha naufragar parcialmente, na Ilha de Tinharé, famoso destino turístico também localizado no município de Cairu.
A embarcação transportava 14 pessoas. O comandante da tripulação e uma turista tiveram ferimentos leves devido ao acidente. Segundo a Prefeitura de Cairu, a lancha apresentou uma entrada de água durante o passeio conhecido como “Volta à Ilha”, entre os povoados de Garapuá e Morro de São Paulo.
17 de maio
Um princípio de incêndio atingiu uma lancha que fazia a travessia de passageiros entre Morro de São Paulo e Valença. Ninguém ficou ferido.
O caso ocorreu nas proximidades do atracadouro Bom Jardim, em Valença, no baixo sul da Bahia. Ao todo, 24 pessoas estavam na embarcação, entre elas dois tripulantes e 22 passageiros.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻