Incêndio no Mercadão: prefeito prevê desinterdição parcial para lojistas na quinta-feira, mas condiciona à análise da perícia


Incêndio de grande proporção atinge Mercadão Municipal de Piracicaba
A reabertura parcial do Mercadão Municipal de Piracicaba (SP) poderá ocorrer aos lojistas do local nesta quinta-feira (24), a depender das condições de segurança apontadas pela perícia técnica após o incêndio que consumiu cerca de 25% do espaço.
A área, que não foi atingida pelo incêndio que destruiu 17 boxes do estabelecimento, não terá acesso para o público, apenas aos comerciantes. A informação foi dada pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) nesta quarta-feira (23).
O fogo de grande proporção começou por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (23). As chamas foram controladas no início da manhã, depois das 5h. O local segue isolado e foi interditado para análises da perícia e Defesa Civil. Não houve vítimas.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Riscos aos bombeiros
O trabalho de rescaldo deve durar até a tarde desta quarta-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros, como parte do teto desabou com o fogo, algumas estruturas do telhado ainda permanecem escoradas.
Para mitigar o risco aos bombeiros e demais pessoas que trabalham no local, será feita a retirada dos destroços com uso do maquinário.
Bombeiros trabalham no rescaldo do incêndio que destruiu boxes do Mercadão Municipal de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O Corpo de Bombeiros afirmou que o espaço já está em segurança. Mas, somente depois da etapa de rescaldo e eliminação de qualquer outro possível foco de incêndio, é que o local será liberado para que as equipes da Prefeitura de Piracicaba façam a limpeza da área.
“[O local] Já está em segurança. Mas, para que o nosso trabalho fique em 100%, precisamos revirar um pequeno foco de incêndio que tem lá dentro [do mercado] porque o telha ruiu. Ele teve colapso completo no terço direito do imóvel. Ainda tem materiais embaixo dessas estruturas pegando fogo. Então, a utilização do maquinário é de suma importância para essa atividade”, descreveu o Capitão Hudson Humphreys.
Mercadão de Piracicaba é atingido por incêndio e, pelo menos, 20 boxes ficam destruídos.
Edijan Del Santo/EPTV
Lojistas choram
Lojistas do centenário Mercadão Municipal de Piracicaba (PS) lamentaram o incêndio de grandes proporções que atingiu 25% do local, no Centro da cidade. Entre os boxes tomados pelo fogo, estava a pastelaria de Francisco Pandolfi. Ponto tradicional de turistas no Mercadão de Piracicaba há 53 anos, o local ficou totalmente destruído pelas chamas.
Emocionado, ele relatou que tudo foi muito rápido e que soube do início do incêndio por um segurança. “O segurança me ligou dizendo que estava começando um fogo perto da pia, mas não sabia direito. Na hora que viu, já estourou. Aí, chamou o bombeiro. Foi muito fogo, foi muito rápido”, disse.
Lojistas do Mercadão Municipal de Piracicaba lamentam incêndio que destruiu 17 boxes
Maria Libardi também é dona de loja no Mercadão há mais de 50 anos. “Muito triste ver isso”, lamentou.
Rosana Ferreira da Silva também também é permissionária no Mercadão. Primeiro teve um açougue e, atualmente, é dona de uma pastelaria há três anos.
“Perdi tudo, meu futuro estava aqui. O segurança ligou dizendo que viu o início de incêndio na pastelaria. Meu marido correu e chegou antes dos bombeiros, mas o fogo já estava alastrado quando as equipes chegaram”, contou.
Rosana Ferreira da Silva é comerciante no Mercadão Municipal de Piracicaba e lamentou o incêndio que destruiu cerca de 17 boxes no local
Edijan Del Santo/EPTV/Reprodução
Combate às chamas
O combate ao incêndio começou por volta das 2h da madrugada. Participaram dos trabalhos bombeiros de Piracicaba e de outras cidades vizinhas.
Segundo a Defesa Civil, atingiu cerca de 25% do espaço. O prédio centenário do Mercadão de Piracicaba, inaugurado em 1888, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade e abriga cerca de 150 lojistas permissionários.
Incêndio atinge Mercadão Municipal de Piracicaba
A Defesa Civil está no local. As causas do incêndio serão investigadas. De acordo com a Polícia Civil, a informação é que o fogo começou em um dos boxes dos estabelecimento e se alastrou pelas outras lojas.
As chamas foram controladas e, segundo a prefeitura, após a limpeza, será elaborada análise estrutural “para atestar se as partes de alvenaria foram impactadas e se poderão ser reaproveitadas na reconstrução da área atingida”, explicou o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio.
Incêndio atingiu Mercado Municipal de Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Patrimônio de 137 anos
O Mercadão completou 137 anos no ultimo dia 5 de julho. Finalizado em 1887 e inaugurado em 1888, o local foi palco para o surgimento de algumas das tradições mais antigas da cidade, que permeiam até os dias de hoje o cotidiano piracicabano. Conheça aqui mais sobre a história.
Série de reportagens do g1 revelou histórias sobre os 135 anos do Mercado Municipal de Piracicaba, celebrados em 2023.
Entre os únicos do Brasil que foi inaugurado no século XIX e permanece até hoje no mesmo local, o mercadão é tombado como patrimônio cultural da cidade e reúne centenas de histórias de famílias que se criaram e passaram as bancas mais tradicionais por gerações, cujos herdeiros seguem “tocando” o negócio até hoje.
Segundo a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba (Ascomep), responsável pela administração do mercadão, o local recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês. São cerca de 350 permissionários e funcionários que trabalham no local.
LEIA AS REPORTAGENS DA SÉRIE 📝
História do ‘Mercadão’ de Piracicaba mistura ex-presidentes do Brasil, pastel tradicional e inauguração inusitada
Referência em arquitetura e pioneirismo nos negócios: entenda a importância do Mercadão de Piracicaba para o interior de SP
IMAGEM INÉDITA: Como era o Mercado Municipal há 135 anos? Simulação 3D revela prédio original
De bancas com quase um século a comerciantes novatos: conheça quem ‘toca’ o Mercado Municipal de Piracicaba
Transporte por carroças e bebedouro de animais: como era o Mercadão de Piracicaba antes de ser modernizado
Equipe iniciam trabalhos de limpeza e rescaldo no Mercadão Municipal de Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Sem previsão de reabertura
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que o Mercadão Municipal conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingido pelo fogo.
“Ainda não há previsão do retorno, mas a Prefeitura avalia a possibilidade de liberação gradual a partir de amanhã, se os órgãos competentes – Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais – atestarem a segurança do prédio. Vamos restabelecer a energia elétrica após a limpeza do local, para que os permissionários sigam trabalhando”, enfatizou o prefeito Helinho Zanatta.
A administração afirmou que mantém um seguro para a estrutura geral do Mercado Municipal, mas alguns dos permissionários possuem seguro próprio. “Os que não contam com seguro, de acordo com o secretário, serão chamados para uma reunião entre Prefeitura e Associação, de modo que sejam tomadas medidas de amparo a esses lojistas”, disse.
A Prefeitura acompanha o trabalho da Polícia Civil e os Bombeiros na investigação das causas do incêndio.
Veja FOTOS do incêndio, abaixo:
Incêndio atingiu o Mercado Municipal de Piracicaba
Defesa Civil
Mercadão de Piracicaba é atingido por incêndio e, pelo menos, 20 boxes ficam destruídos.
Reprodução/Polícia Militar de Piracicaba
Mercadão de Piracicaba foi destruído por incêndio em Piracicaba
Arquivo pessoal
Incêndio atingiu Mercado Municipal de Piracicaba
Arquivo pessoal
Parte interna do Mercado Municipal de Piracicaba, destruído por incêndio
Defesa Civil
***Reportagem em atualização
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.