
Militar do Exército de folga resgata homens que naufragaram em rio na Bolívia
O sargento Arthur Vinícius Oliveira Tito, do 17º Batalhão do Exército em Corumbá (MS), salvou dois homens que naufragaram no rio Paraguai, em Porto Soares, na Bolívia. O resgate aconteceu enquanto o militar estava de folga e passeava com a família.
Tito disse que viu uma movimentação estranha no Mirante de Porto Soares e decidiu verificar. Veja o momento do resgate acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O militar explicou que a embarcação afundou após bater em um camalote. Sem pensar duas vezes, ele relatou que nadou contra a correnteza para conseguir salvar os homens.
“Quando percebi que o resgate estava demorando e uma das vítimas corria risco de pular na água e se afogar, tomei a decisão de intervir. Perguntei à população local sobre a profundidade e, por segurança, optei por realizar a manobra de desfiltração”, relatou o sargento.
A primeira vítima, um homem de cerca de 60 anos, conseguiu nadar até um píer e se agarrar. O segundo permaneceu à deriva na embarcação.
Com ajuda de cordas e de um pescador da região, Tito alcançou o barco e o prendeu. Em seguida, conduziu os dois homens até a escada do tablado mais próximo, onde foram retirados da água sem ferimentos.
O sargento ressaltou a importância de preparo físico e emocional. Para ele, aplicar os conhecimentos do Exército foi motivo de realização pessoal e profissional.
“Como pessoa, eu me senti muito feliz de poder ter ajudado essa família, esses dois cidadãos, e como militar eu me senti muito realizado, porque a gente vê que a finalidade foi cumprida”, afirmou.
Homens foram encontrados a deriva no rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul
Suarez Unitel/Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul