
‘Morango do ódio’: receita de morango do ar de influenciadora digital dá errado
Inspirado na tradicional maçã do amor, o “morango do amor” virou febre nas redes sociais nas últimas semanas. No entanto, o que parece ser uma receita fácil, com apenas três etapas, pode se transformar em “morango do ódio”, como apelidou a influenciadora digital baiana Manuela Lula, se der tudo errado.
Ao g1, ela disse que nunca havia comido maçã do amor, mas decidiu se aventurar na cozinha e tentar fazer a nova versão.
🍓 O doce combina morango fresco, brigadeiro e uma calda vermelha de açúcar, que endurece e forma uma casquinha crocante. No Brasil, lojas e confeitarias têm recebido centenas de pedidos após a guloseima viralizar nas redes sociais.
Manuela Lula contou que viu diversas receitas na internet e achou que conseguiria fazer porque não imaginava que fosse tão complicado. Ela tentou reproduzir o doce duas vezes, mas o resultado passou longe do ideal.
“Não sou boa na cozinha, mas gosto muito de doce. Na primeira vez, eu errei o ponto e ele ficou muito mole porque eu não esperei o brigadeiro esfriar. Eu não sabia que precisava deixar o morango seco e, na segunda tentativa, ele ficou parecendo uma bomba”, brincou a influenciadora digital.
Moradora de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, Manuela, que também é arquiteta e urbanista, relatou que ainda errou o ponto da calda porque usou açúcar mascavo, ao invés do tradicional, e corante líquido. Na receita original, o corante vermelho deve ser em forma de gel.
Como resultado, a calda ficou muito grossa e ela teve dificuldade para conseguir comer porque ficou grudando no dente. Ela contou que sentiu um desconforto abdominal no dia seguinte, mas vai tentar pela terceira vez e está confiante de que o “morango do amor” vai ficar perfeito.
Versão do doce que viralizou na internet deu errado
Reprodução/Redes Sociais
Outra receita de “morango do amor” que deu errado e viralizou nas redes sociais foi a da família do também influenciador digital Hawk, morador de Ipiaú, no sul da Bahia.
Ao contrário de Manuela, ele contou que não gosta de consumir doces, mas topou a ideia da mãe, que queria agradar as irmãs dele, que visitavam a cidade.
À primeira vista, ele achou a receita simples, mas logo percebeu que, na verdade, era muito complexa. “Tem o morango e o beijinho, que tecnicamente todo mundo sabe fazer, e a calda, que é um ponto muito complicado da receita. O beijinho também, porque você precisa chegar em um ponto específico”, explicou ao g1.
“São muitos processos que a gente não não se atenta na hora de fazer, não presta tanta atenção ou, às vezes, não tem consciência para fazer e deixa a receita 300 vezes mais difícil”.
Mas apesar da aparência ruim, segundo Hawk, o morango do amor feito pela família dele até ficou gostoso. A mãe dele está disposta a tentar a receita mais uma vez, com uma travessa que permita um formato melhor.
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Redes sociais
A baiana Verônica Oliveira, de 40 anos, viu o morango do amor viralizar entre os brasileiros nas redes sociais. Dona de restaurantes em Massachusetts, nos Estados Unidos, a empresária decidiu implementar o doce ao cardápio na sexta-feira (18). Em menos de uma semana, 800 unidades de “morango do amor” já foram vendidas e 500 pessoas aguardam na lista de espera.
“Quando vi que estava muito viralizado no Brasil, decidi produzir. Não sabia que seria essa loucura”, brincou.
Nos Estados Unidos, Verônica tem vendido os doces justamente para os brasileiros. A versão gringa é vendida a US$ 6,36, o que já gerou uma receita de mais de US$ 5 mil.
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A primeira remessa foi feita por Verônica e sua equipe na sexta-feira e esgotou em minutos. No sábado, ela passou a atender por lista de espera com pedidos agendados até segunda (21). Nesta quarta-feira (23), as reservas de toda a semana já estavam esgotadas e 500 pessoas aguardavam na lista de espera.
“Se pudesse, haveria mil pessoas na lista de espera. Se conseguíssemos produzir em grande escala, venderíamos tudo, porque a procura é muita grande”, afirmou.
Segundo a empresária, atender a alta demanda tem sido complicado não só pela grande procura, mas devido ao calor. É verão nos Estados Unidos e, em Massachusetts, as temperaturas podem chegar a 35ºC.
Queridinho em doceria de Salvador
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Em 2023, a confeiteira Priscilla Diniz decidiu adicionar o “morango do amor” no cardápio da sua confeitaria. Inspirado na maçã do amor, o doce é uma receita antiga, mas não era facilmente encontrado em Salvador.
“Foi uma enorme novidade! O sucesso foi instantâneo e aí veio o Ovo de Páscoa do Amor e o Buquê do Amor no Dia dos Namorados”, contou.
Segundo ela, os influenciadores digitais ajudaram a popularizar o doce, com marketing espontâneo e gratuito, até que ele viralizou nacionalmente. “Acho super bacana que a minha ideia de lançar um produto ‘esquecido’ ou ‘novo’ pra quase unanimidade tenha ajudado muitas outras confeiteiras a ter o trabalho valorizado”, disse.
Atualmente, o “morango do amor” é um dos carro-chefe da Confeitaria Priscilla Diniz, com unidades em Salvador e Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Nas lojas, o doce custa R$ 17,90 e esgota rapidamente, precisado ser reposto ao longo do dia.
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