
Prefeitura de Piracicaba autoriza entrada de donos de boxes atingidos por fogo no Mercadão
Depois de duas horas de trabalho, na manhã desta quinta-feira (23), a perícia técnica da Polícia Civil terminou as coletas de materiais para laudo que apontará as causas do incêndio que destruiu parte do Mercadão Municipal de Piracicaba (SP). Foram feitos escaneamentos, fotos e imagens de drone, que também serão usados na elaboração da análise final, ainda sem prazo para conclusão.
Um exame preliminar dos materiais nos escombros do Mercadão, indica que há possibilidade de o fogo ter começado no teto dos boxes da frente do Mercadão, conforme já tinham relatado alguns dos permissionários.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Scanner 3D
A perícia técnica usou um equipamento chamado scanner 3D, que tem um ambiente virtual e permite fazer análises posteriores também.
O que faz: o equipamento permite determinar como o fogo começou, qual foi o primeiro foco, e qual foi o caminho da propagação das chamas. O objetivo principal é a causa do incêndio. O que interessa para polícia é saber se o incêndio foi culposo ou doloso, quando há intenção de provocar as chamas.
Perito criminal da Polícia Civil realiza análises em área atingida por incêndio no Mercadão de Piracicaba
Gustavo Nolasco/EPTV
VÍDEO: imagens aéreas mostram como ficou Mercadão de Piracicaba após incêndio de grandes proporções
Sem indícios de incêndio criminoso
O primeiro objetivo da perícia técnica da polícia, é identificar se o incêndio foi criminoso ou não.
“Sabemos que não há indícios de que foi um incêndio provocado propositalmente. Vamos apurar o que pode ter ocorrido, se foi alguma causa eletromagnética ou coisa do tipo. Incêndios que ocorrem na madrugada, sem presença de pessoas, geralmente são provocados por panes elétricas”, pontua o perito o Jeferson Degaspari.
Perícia na área atingida por incêndio no Mercadão de Piracicaba é concluída
Gustavo Nolasco/EPTV
As imagens do monitoramento interno do mercadão serão disponibilizadas pela Associação dos Permissionários e vão ajudar na conclusão do laudo. Essas imagens devem ser disponibilizadas ainda nesta quinta-feira.
Alguns permissionários já começaram a limpeza dos boxes e buscas por pertences nas áreas não atingidas pelo incêndio na manhã desta quinta-feira (24).
Perícia na área atingida por incêndio no Mercadão de Piracicaba é concluída
Wesley Almeida/EPTV
Acesso às lojas
As informações foram divulgadas pelo prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), após reunião com a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal nesta quarta.
As lojas que não foram comprometidas pelo incêndio que atingiu o Mercadão Municipal de Piracicaba, na madrugada desta quarta-feira (23), podem abrir ao público nesta sexta-feira (25).
“Entendemos quais são as principais urgências nesse momento e, diante disso, ficou definido que o Mercadão permanecerá fechado para o público amanhã. Somente os permissionários poderão adentrar no prédio, para retirada de seus pertences, e também para avaliação dos boxes que não foram comprometidos, limpeza e adequações”, declarou Helinho Zanatta em comunicado à imprensa.
“Se tudo correr bem, é possível que a parte não atingida pelo fogo possa ser reaberta ao público na sexta-feira, dia 25”, afirmou o prefeito.
Parte ao lado da Rua Dom Pedro I pegou fogo
Wesley Almeida/EPTV
A parte atingida pelo incêndio representa 25% do Mercadão, segundo a Defesa Civil, e fica ao lado da Rua Dom Pedro I. A entrada principal, bem como a parte que fica ao lado da Rua Dom Pedro II, não foi destruída pelas chamas.
Incêndio
O combate ao incêndio começou por volta das 2h da madrugada. Participaram dos trabalhos bombeiros de Piracicaba e de outras cidades vizinhas. Veja abaixo.
As causas do incêndio serão investigadas. De acordo com a Polícia Civil, a informação é que o fogo começou em um dos boxes dos estabelecimento e se alastrou pelas outras lojas.
‘Meu futuro estava aqui’, lamenta lojista que perdeu tudo com incêndio no Mercadão Municipal de Piracicaba
As chamas foram controladas e, segundo a prefeitura, após a limpeza, será elaborada análise estrutural “para atestar se as partes de alvenaria foram impactadas e se poderão ser reaproveitadas na reconstrução da área atingida”, explicou o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio.
Incêndio de grande proporção atinge Mercadão Municipal de Piracicaba
Mais sobre o incêndio
VÍDEO: imagens aéreas mostram como ficou Mercadão de Piracicaba após incêndio de grandes proporções
FOTOS: veja imagens da destruição causada pelo incêndio no Mercado Municipal de Piracicaba
Mercadão atingido por incêndio é um dos mais antigos do país e referência em arquitetura do século 19
Vista aérea do Mercado Municipal de Piracicaba após incêndio.
Wesley Almeida/EPTV
Mais sobre o Mercado Municipal de Piracicaba 📝
História do ‘Mercadão’ de Piracicaba mistura ex-presidentes do Brasil, pastel tradicional e inauguração inusitada
Referência em arquitetura e pioneirismo nos negócios: entenda a importância do Mercadão de Piracicaba para o interior de SP
IMAGEM INÉDITA: Como era o Mercado Municipal há 135 anos? Simulação 3D revela prédio original
De bancas com quase um século a comerciantes novatos: conheça quem ‘toca’ o Mercado Municipal de Piracicaba
Transporte por carroças e bebedouro de animais: como era o Mercadão de Piracicaba antes de ser modernizado
Comerciantes no Mercado Municipal de Piracicaba nos anos 1960
IHGP
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba