Consumidores pretendem movimentar R$ 26 milhões em presentes para o Dia dos Pais no Amapá, aponta pesquisa


Movimento no comércio de Macapá deve ser intenso na busca de presentes para os pais.
Instituto Fecomercio/Divulgação
O Instituto Fecomércio divulgou nesta sexta-feira (25), que 68% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais no Amapá. A pesquisa mostra que cerca de R$ 26 milhões devem aquecer o comércio local.
Segundo a pesquisa, além da compra de presentes, 73% dos entrevistados afirmaram que pretendem comemorar a data, o que deve movimentar também outros segmentos do comércio, como supermercados, minimercados e restaurantes.
Os itens mais procurados pelos consumidores estão entre vestuários, perfumaria e cosméticos, relógios, acessórios e calçados.
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Os produtos mais citados durante a pesquisa foram:
50% Roupas;
33% Perfumaria e cosméticos;
20% Calçados;
9% Cintos e carteiras;
5% Relógios.
Sobre os gastos
A pesquisa mostra que para a compra dos presentes, 18% dos consumidores pretendem desembolsar até R$ 100. Já 44% planejam gastar entre R$ 101 e R$ 200. Aqueles que devem investir entre R$ 201 e R$ 300 somam 23%, enquanto 15% pretendem ultrapassar esse valor.
O ticket médio estimado com os presentes é de R$ 123. Dados também revelam que cerca de 20% dos entrevistados pretendem comprar mais de um presente, homenageando não apenas o pai biológico, mas também outras figuras paternas.
Além da troca de presentes, a data será marcada por celebrações familiares, incluindo gastos com café da manhã, almoço, jantar ou passeio. Nesta modalidade, 70% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 200 com comemorações:
58% celebrarão em casa;
31% na casa de familiares ou amigos;
10% pretendem sair para almoçar ou jantar fora.
Formas de pagamento
A maioria dos consumidores (77%) pretende pagar à vista, utilizando dinheiro, Pix ou cartão de débito. Outros 22% preferem utilizar pelo cartão de crédito, com pagamento parcelado.
Nos locais de compra, o Centro comercial de Macapá lidera a preferência dos consumidores, com 68% das intenções de compra, que incluem:
20% Lojas de shopping center;
8% Lojas de bairro;
7% Compras pela internet.
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